SUSTENTABILIDADE: Rondoniaovivo participa de evento sobre mudanças climáticas em São Paulo

Encerramento do Curso Veja de Jornalismo Avançado aconteceu na capital paulista

SUSTENTABILIDADE: Rondoniaovivo participa de evento sobre mudanças climáticas em São Paulo

Foto: Da esquerda para direita - Marcelo Bauer, Biagio Gianetti e Clarissa Oliveira no painel de discussões sobre mudanças climáticas - Felipe Corona/Rondoniaovivo

São Paulo (SP) – O Rondoniaovivo participou na noite da segunda-feira (22) do encerramento do Curso Veja de Jornalismo Avançado sobre Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono. A atividade aconteceu no Instituto Germinare, da J&F, holding dona da JBS, que patrocinou a capacitação.

 

As aulas ficaram sob responsabilidade do Instituto Insper e a seleção dos alunos de vários estados do país foi feita pelo Instituto Veja, do Grupo Abril, que tem várias publicações sob sua responsabilidade, incluindo a revista semanal de circulação nacional com o mesmo nome.

 

A mediação do painel de encerramento do curso foi feita pela jornalista Clarissa Oliveira, colunista da Veja e apresentadora do podcast Amarelas On Air. Os convidados para os debates foram Maurício Bauer, diretor de sustentabilidade da JBS, e Biagio Gianetti, professor e pesquisador na área de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

 

Fábio Carvalho, CEO do Grupo Abril, falando da importância do curso sobre mudanças climáticas - Foto: Felipe Corona/Rondoniaovivo

 

A abertura da atividade foi feita por Fábio Carvalho, CEO (diretor-presidente) do Grupo Abril, onde ele destacou é essencial falar sobre as mudanças climáticas, que estão impactando o dia a dia dos habitantes do planeta.

 

“Virou pauta importante, pois as pessoas estão cobrando melhores práticas ambientais das empresas. É um grande desafio, pois tem que alimentar mais pessoas sem emitir tanto carbono. Querem saneamento básico, vacina, sem emitir mais carbono”, afirmou Carvalho.

 

Para ele, é o início de um trabalho longo, difícil, mas necessário. “São mudanças de comportamento, com ingredientes de geopolítica. Temos que sair da bolha, avançar mais em um tema difícil. Temos que aumentar os estudos e melhorar a tecnologia sobre o assunto. Precisamos melhorar nossas condições de vida sem empurrar ainda mais o planeta que já está no limite das mudanças climáticas”.

 

Gilberto Tomazoni (JBS) fala aos jornalistas e convidados do painel de debates que encerrou capacitação - Foto: Felipe Corona/Rondoniaovivo

 

O CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni, comentou que as empresas em todo planeta precisam mudar suas práticas para ofertar produtos ao consumidor de forma que não agridam o meio ambiente.

 

“Não dá pra manter os métodos atuais de produção, pois não são sustentáveis. Precisamos criar essa consciência coletiva na sociedade. Ninguém faz isso sozinho, muito menos apenas uma empresa. Mais de 90% das nossas emissões de carbono estão fora do nosso escopo produtivo”, explicou Tomazoni.

 

O diretor-presidente da JBS, que tem duas unidades em Rondônia (uma em Porto Velho e outra em São Miguel do Guaporé), afirmou que ficou bastante satisfeito em apoiar uma capacitação com participação de jornalistas sobre mudanças climáticas.

 

“Ficamos felizes em patrocinar um curso dessa importância. A imprensa é uma das nossas aliadas nesse começo de mudança de rumos. As pessoas precisam entender que a sustentabilidade é um caminho sem volta. Praticamos a economia circular, que traz muitos benefícios para a comunidade envolvida”.

 

Parte dos jornalistas que participaram do Curso Veja de Jornalismo Avançado, com diretores da JBS e do Grupo Abril - Foto: Divulgação

 

O representante da JBS comentou que é importante investir cada vez mais em iniciativas que protejam as florestas brasileiras e em informação de qualidade para ser levada à sociedade.

 

“Por isso que investimos no Fundo JBS pela Amazônia, estamos em parceria com as pessoas que são especializadas no tema e que levam a informação correta para milhões de pessoas no país. Temos que fazer essa união de forças entre a sociedade, poder público e as empresas para que a mudança aconteça logo”, falou Gilberto Tomazoni.

 

 

Durante o painel de debates, o professor Biagio Gianetti pontuou a importância do jornalismo na mudança de mentalidade das pessoas, para que elas entendam que é urgente cuidar do planeta, para que os impactos sejam menores para as futuras gerações.

 

“O caminho ideal é compartilhar boas experiências. O jornalismo é essencial nesse ponto. E com esse curso, o conhecimento sobre o tema, mais os casos de sucesso são o caminho certo para que as pessoas entendam que cuidar do planeta e mitigar as mudanças climáticas são essenciais para a sobrevivência de todos”.

 

 

No final das discussões, os jornalistas participantes do curso, diretores e funcionários da JBS e do Grupo Abril, além de convidados, participaram de um coquetel no terraço do Instituto Germinare.

 

*O jornalista participou do Curso Veja de Jornalismo Avançado sobre Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono e viajou a São Paulo à convite do Instituto Veja e da JBS.

 

Galeria de Fotos da Notícia

SUSTENTABILIDADE: Rondoniaovivo participa de evento sobre mudanças climáticas em São Paulo

SUSTENTABILIDADE: Rondoniaovivo participa de evento sobre mudanças climáticas em São Paulo

Direito ao esquecimento

Você assiste programa eleitoral na televisão?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS