ENCONTRO: Seminário reforça a importância do cultivo do cacau em Rondônia

Sebrae, Governo do Estado, Prefeitura de Jaru e parceiros incentivam o cooperativismo no cacau rondoniense

ENCONTRO: Seminário reforça a importância do cultivo do cacau em Rondônia

Foto: Divulgação

Com o objetivo de debater a importância da gestão para fortalecimento dos diferentes elos da cadeia de valor do cacau a partir da organização social para empreendimentos dentro do cooperativismo, Sebrae, Prefeitura Municipal de Jaru, OCB/Sescoop - RO e governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Agricultura, realizou na última quinta-feira (14), na faculdade FIMCA, em Jaru, o seminário com o tema “Cooperativismo no Cacau Rondoniense”. O evento reuniu representantes do Sebrae em Rondônia, parceiros e produtores do setor.
 
Marcileide Zirondi, analista do Sebrae e gestora do projeto Cacau Sustentável de Rondônia, afirmou que o evento é de suma relevância para fomentar a produção do cacau na região. “Este é mais um evento que estamos realizando, o seminário da cacauicultura Cooperativismo no Cacau Rondoniense, que é uma junção de todas as instituições do fortalecimento da cultura da cooperação visando ressaltar sua importância entre os produtores de cacau”, disse.
 
”É uma alegria o governo de Rondônia participar de uma iniciativa como essa, onde se discute o cooperativismo para a cultura do cacau na região. A cultura do cacau tem toda importância histórica, econômica e social de longa data no estado, e agora também em um movimento onde várias instituições têm se unido para alavancar e potencializar o desenvolvimento da cultura. E o cooperativismo é muito importante para que a gente possa agregar as iniciativas e fortalecer esse processo de desenvolvimento”, disse Janderson Dalazen, secretário de estado da Agricultura.
 
 
“O governo de Rondônia tem participado desse processo com vários projetos, como o Plante Mais, onde incentivamos os produtores a plantarem mudas de cacau, principalmente o cacau clonal. É tecnologia para aumentar a produtividade. Também temos puxado a bandeira da qualidade, onde temos hoje o concurso da qualidade do cacau de Rondônia, tudo isso visando à potencialidade da qualidade do cacau do nosso estado”, finalizou Dalazen.
 
Esse evento é realizado em uma parceria entre o Sistema OCB Rondônia e o Sebrae nesse novo momento que o cooperativismo vive no estado, e principalmente com a oportunidade do cacau se beneficiar das estratégias adotadas a partir desse momento, desse seminário. Então o Sistema, por meio do cooperativismo, vem propagando, disseminando os princípios do cooperativismo, como também a constituição de cooperativas como modelo de negócio sustentável e de sucesso. Então esse seminário vem somar com o nosso trabalho a nível de estado”, disse Ana Souza, gerente de Desenvolvimento de Cooperativa.
 
Vitor Estrela, engenheiro agrônomo, falou da importância do evento para a produção do cacau. “A importância do seminário é gigantesca para a região de Rondônia na questão da  cacauicultura e principalmente no fomento do cooperativismo. Estamos trabalhando com diversos atores da cadeia para fomentar a questão da produção no Brasil e também trazer com ela esse suporte e esse aumento do cooperativismo. Então as expectativas hoje aqui são muito grandes e temos ótimos palestrantes que trazem conteúdos bastante ricos para o produtor para que ele possa se capacitar cada vez mais, e a gente consiga alavancar essa cadeia do cacau rondoniense cada vez mais “, avaliou.
 
Almir Vieira foi um dos palestrantes convidados. “Nós viemos aqui participar desse seminário com o intuito de abordar questões relacionadas à verticalização da cadeia do cacau de modo geral. Também abordamos as questões estratégicas necessárias para o fortalecimento da educação no campo com uma visão empreendedora e inovadora para que ela se torne essencial para que os produtores, de forma estruturada, possam abarcar e desenvolver a cadeia do cacau para além do chocolate, atingindo outros setores produtivos e industriais, como cosméticos, farmácia e medicina, onde o cacau está entrando muito fortemente com essa economia global que a gente tem. E tenho certeza de que essa região se destacará e, mais do que isso, terá uma distribuição de renda, uma verticalização bem grande, trazendo riquezas para o desenvolvimento local”, exaltou o palestrante.
 
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
Direito ao esquecimento

Quem você acha que será campeão do Brasileirão 2022?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS