ALTERNATIVAS: Setor produtivo debate programas de remuneração pela qualidade do leite

Nesses programas, as cooperativas e indústrias de laticínios remuneram o produtor pela qualidade do litro de leite considerando alguns critérios

ALTERNATIVAS: Setor produtivo debate programas de remuneração pela qualidade do leite

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na terça (14), para discutir, entre outros temas, a importância dos programas de bonificação pela qualidade do leite para os produtores rurais.
 
Nesses programas, as cooperativas e indústrias de laticínios remuneram o produtor pela qualidade do litro de leite considerando alguns critérios, como o teor de gordura e de proteína e a contagem de células somáticas (CCS) e bacteriana total (CBT).
 
Segundo o presidente da Comissão, Ronei Volpi, as iniciativas são vantajosas e merecem ser ampliadas, pois os ganhos não são apenas para o produtor ou o laticínio, mas também para os consumidores.
 
“Os programas são incentivos para que os produtores trabalhem não só os critérios básicos, mas também a capacidade de resfriamento e estocagem do leite cru, as boas práticas de produção e até o treinamento de funcionários”, disse Ronei.
 
Na reunião, o analista técnico e econômico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Fernando Pinheiro, afirmou que os programas de bonificação das cooperativas e laticínios são uma ferramenta importante para a melhoria da qualidade do leite produzido no país.
 
“Produzir com qualidade implica em adoção de boas práticas, que além de melhorar a qualidade do leite são fundamentais para uma produção mais eficiente e sustentável”, disse Pinheiro.
 
De acordo com o analista, além da melhoria dos resultados, uma política de remuneração pela qualidade do leite é necessária para trazer mais transparência para o produtor e uma mudança comportamental do cooperado.
 
“Uma política de pagamento pela qualidade vai muito além de construir uma tabela. A tabela é só a forma prática de apresentar ao cooperado, é necessário que as indústrias tenham uma política efetiva de bonificação”.
 
O vice-presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite, Jonadan Ma, explicou que muitos produtores ainda não sabem que podem ser remunerados pela qualidade do seu produto e, quando sabem, falta a informação sobre o quanto daquela remuneração é referente às bonificações.
 
“Falta muita informação, mas o setor também precisa fazer o dever de casa. Precisamos trabalhar a conscientização e mostrar ao produtor o quanto essas iniciativas podem melhorar a renda”. 
 
Comissao de leite
 
Outro assunto discutido no encontro foi a plataforma eletrônica “Leilão pra Você”, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que permite aos pecuaristas a possibilidade de vender e/ou comprar milho via contrato a termo.
 
Segundo o superintendente de Logística Operacional da Companhia, Thomé Luiz Freire, a iniciativa surgiu como uma alternativa de abastecimento de milho para o setor de proteína animal via leilão eletrônico, na qual a CNA contribuiu decisivamente para a construção.
 
Nos últimos 3 anos as cotações de milho e farelo de soja estão bem acima da média histórica dos últimos 10 e dos 5 anos, o que tem evidenciado a importância da gestão de riscos na produção de proteínas animais, visto que o grau de incertezas tanto para o produtor quanto para o criador se eleva”.
 
Segundo Thomé, no “Leilão pra Você”, o produtor conta com o apoio operacional e técnico da Conab tanto para a venda quanto para a compra do cereal para entrega futura, formalizado via contrato a termo. 
 
“O principal objetivo é garantir o abastecimento de milho para alimentação animal, bem como estimular o processo de compra com entrega futura, principalmente produtores independentes, garantindo maior igualdade de condições com tradings e setor de etanol”.
 
Para o produtor utilizar os serviços, basta acessar o site www.conab.gov.br/comercializacao/leilao-pra-voce, preencher o formulário de comercialização e encaminhar para o e-mail leilaopravoce@conab.gov.br ou entregar em uma unidade da Conab. Os interessados também podem contatar uma das Bolsas de Mercadorias credenciadas pela Companhia.
 
Para o assessor técnico da CNA, Guilherme Dias, a iniciativa da Conab é uma ferramenta de proteção de riscos de mercado e vai de encontro com as ações estruturantes que a Comissão tem trabalhado.
 
“O Leilão pra Você representa uma importante ferramenta para proteger o produtor das oscilações de preços. Nesse contexto de margens estreitas e custos elevados, o planejamento e proteção contra os riscos de mercado se torna fundamental”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS