Estão abertas até 8 de julho as inscrições para a 2ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (Concacau), idealizado pelo governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri). Os produtores interessados vão concorrer a mais de R$ 36 mil em prêmios. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 9 de setembro. O Sebrae em Rondônia, como de costume, estará apoiando os produtores inscritos nos envios das amostras para análises.
Na realidade, o Sebrae em Rondônia tem desenvolvido um papel importante nessa retomada da atividade do cacau no estado, que já ocupou posição de destaque na produção nacional. O projeto de atendimento a cacauicultores Cacau Sustentável de Rondônia tem conseguido trabalhar uma série de vertentes que são fundamentais para o incremento da produção do cacau no estado.
Gestão da propriedade rural, onde os produtores entendem que suas propriedades são pequenos empreendimentos rurais, orientações, capacitações, introdução de ferramentas de inovação e tecnologia são algumas das intervenções propostas pelo projeto desenvolvido pelo Sebrae em Rondônia.
“Os concursos são importantes para reconhecer as boas práticas e os produtores que lançam mão de ferramentas que aumentem sua competitividade. O Sebrae e os parceiros que tocam o projeto na região central de Rondônia acabam apoiando inciativas que podem ser agregadas à produção e gerar maiores e melhores resultados para o estado. Parabéns aos idealizadores e aos produtores participantes”, diz Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.
De acordo com o governo de Rondônia, o Concacau foi criado para "identificar, premiar, promover e incentivar a melhoria da qualidade e da sustentabilidade na produção de cacau no estado". A intenção é agregar valores à produção, possibilitar maiores ganhos para o produtor, acessar melhores mercados e ainda trabalhar o produto como instrumento de promoção do desenvolvimento territorial.
Para o Sebrae, é importante a participação do maior número de produtores. “Consideramos relevante para a produção estadual que os produtores participem, pois significa que estão entendendo a importância de trabalharem suas lavouras e adotarem ferramentas de gestão e produção que consigam alcançar resultados satisfatórios. Por isto estamos apoiando a participação deles no Concacau”, diz Marcileide Zirondi, analista de negócios do Sebrae em Jaru e gestora do projeto Cacau Sustentável.
O projeto Cacau Sustentável de Rondônia tem como parceiros entidades como Seagri, Senar, Emater, Mapa, Idaron, Câmara Setorial do Cacau, Ceplac, Sescoop, Ifro e Embrapa, todos unidos em prol da cacauicultura.
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site
www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).