O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está habilitando pessoas jurídicas para a função de técnico de campo de Assistência Técnica e Gerencial (Ateg). Esses profissionais irão atuar em propriedades rurais.
As áreas especificas de atuação se enquadram nas seguintes cadeias produtivas: Piscicultura (desenvolvimento no cultivo de peixes e outros organismos aquáticos), pecuária de corte e de leite, cafeicultura (colheita de café), olericultura (exploração e produção de legumes, vegetais e hortaliças), agroindústria, cacauicultora (colheita de café) e apicultura (produção de mel, pólen, geleia real e própolis).
A Assistência Técnica e Gerencial (Ateg) do Senar atende produtores rurais, adotando um modelo de gestão e operação continuada, que engloba todos os processos da atividade produtiva.
Três anos
Isso se dá através de um planejamento estratégico construído junto com o produtor de forma individualizada de acordo com as necessidades e potencialidades da propriedade. Cada técnico de campo dá assistência técnica e gerencial realizar o atendimento mensal para até 30 produtores rurais por meio de visitas às propriedades.
Os técnicos transmitiram conhecimentos relacionados à gestão técnica, econômica e ambiental da empresa rural orientando as atividades desenvolvidas nas propriedades. O período de atuação será de três anos para cada produtor rural.