PESCADO: Período do defeso de Tambaqui e Pirarucu é prorrogado

Durante este período, fica proibida a pesca, o transporte, o armazenamento e a comercialização

PESCADO: Período do defeso de Tambaqui e Pirarucu é prorrogado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Os pescadores precisam estar atentos para a proibição da pesca da espécie de Tambaqui (colossoma macropomum), que vai até 31 deste mês e a do Pirarucu que se estende até 30 de abril. Durante este período, fica proibida a pesca, o transporte, o armazenamento e a comercialização para não ser prejudicada a reprodução desta espécie.
 
O secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), Marco Antônio Ribeiro de Menezes Lago, afirmou na quinta-feira, 3, que a Portaria nº 146/2020 preserva as espécies Jatuarana, Pirapitinga, Caparari, Dourada, Filhote, Pirarara e Surubim.
 
A portaria protege os organismos aquáticos na fase de reprodução, bem como seu crescimento. Hoje, os pescadores estão conscientes da importância de respeitar o período de defeso e, para tanto, o Governo Federal paga um benefício de quatro salários mínimos e que são parcelados mensalmente”, afirmou o secretário Lago.
 
O coordenador de Proteção Ambiental da Sedam (Copam), Marcos Trindade, elogiou os pescadores, pois com a realização de conscientização – através de reuniões da educação ambiental – deram importante contribuição para a reprodução das espécies e, desta forma, poucas foram as autuações nas operações realizadas e que contou com a participação de agentes do Batalhão de Proteção Ambiental de Rondônia.
 
 “Estamos atentos para o combate à pesca predatória e, para tanto, vamos continuar as operações de fiscalização e contamos com a participação do Batalhão de Proteção Ambiental de Rondônia” informou o coordenador da Copam.
 
A fiscalização da pesca predatória vai continuar nos rios e lagos de Rondônia para que aconteça a reprodução natural dos peixes.
 
O período de defeso encerra no dia 15 de março para as espécies Pescada, Surubim, Caparari, Pirapitinga, Jatuarana, Dourada, Filhote e Pirarara, ficando a pesca restrita para o tambaqui até o dia 31 de março e Pirarucu até o dia 30 de abril, o defeso é importante para a manutenção do estoque pesqueiro do Estado de Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS