ZOONOSE: Idaron alerta sobre exigência da vacina contra a brucelose e tuberculose bovina

Vale salientar, que animais positivos para qualquer uma das duas doenças devem ser sacrificados, por isso é melhor prevenir

ZOONOSE: Idaron alerta sobre exigência da vacina contra a brucelose e tuberculose bovina

Foto: Divulgação

 

O assunto não é novo, contudo é cada vez mais atual e imprescindível falar sobre a Brucelose e a Tuberculose bovina, visto que são doenças infecciosas de grande impacto para a cadeia produtiva da pecuária bovina no Brasil e no mundo.
 
A questão é tão importante que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) mantém um programa inteiro, exclusivamente destinado ao controle e erradicação das doenças: o PNCEBT (Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal), instituído em 2001 com o objetivo de diminuir o número de casos das doenças (prevalência), assim como de novos casos (incidência).
 
Visto a gravidade dessas enfermidades para os animais e ao ser humano, por se tratar de uma zoonose, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), alerta sobre a obrigatoriedade da vacinação de bezerras com idade entre 3 e 8 meses contra Brucelose e orienta os produtores para que realizem exames periódicos em seus rebanhos, para verificar se estão infectados. Vale salientar que animais positivos para qualquer uma das duas doenças devem ser sacrificados, por isso é melhor prevenir.
 
A Brucelose e a tuberculose são comuns tanto para gado de corte quanto para leite, porém, a Tuberculose é um problema sério para os produtores de leite, já que ela se dissemina pelo ar, urina e fezes, o que representa maiores chances de infecção em rebanhos mais confinados.
 
Além de alertar o produtor sobre o risco das doenças e a importância da vacinação das bezerras com idade entre 3 e 8 meses contra Brucelose, a IDARON, em colaboração com outras secretarias estaduais e a iniciativa privada, tem incentivado os produtores a controlarem as doenças em seus plantéis, a fim de evitar a proliferação dessas zoonoses.
Direito ao esquecimento

Em qual desses quatro pré-candidatos você votaria se as eleições fossem hoje?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS