DESTAQUE: Rondônia faz bonito em premiação nacional de café de qualidade

Produtores participantes do projeto IG Matas de Rondônia do Sebrae têm grande performance

DESTAQUE: Rondônia faz bonito em premiação nacional de café de qualidade

Foto: Divulgação

No retorno presencial da Semana Internacional do Café (SIC 2021), realizada de 10 a 12 de novembro em Belo Horizonte, só deu Rondônia. Os produtores atendidos pelo projeto IG Matas de Rondônia do Sebrae levaram nada mais ,nada menos do que cinco prêmios nacionais do concurso Coffee of The Year.
 
 
Parecia final de campeonato quando centenas e pessoas se reuniram no auditório do Expominas naquela chuvosa tarde de sexta feira (12).
 
 
Cada torcida puxava seus gritos de guerra, geralmente identificando a sua região de origem. O time de Rondônia era composto por diversos produtores, reforçado por lideranças empresariais ligadas à cafeicultura e de entidades do setor produtivo.
 
 
E o Sebrae em Rondônia foi o organizador do espaço especialmente criado para a apresentação do robusta amazônico no evento.
 
 
O estande era um dos mais visitados em todo o pavilhão do Expominas. Tornou-se muitas vezes o epicentro das atenções, não apenas devido à animação dos produtores e participantes, mas também pela qualidade dos produtos, chancelados pela concessão da Identidade Geográfica ao canéfora robusta amazônico com base na denominação de origem (DO).
 
 
A conquista faz parte da estratégia de conquista de mercado idealizada pelo projeto do Sebrae em Rondônia, em parceria com diversas entidades.
 
 
Mas um dos momentos mais esperados era justamente a final do concurso Coffe of The Year, que premia os melhores cafés especiais do país, tanto na espécie arábica como nos canféforas. E, ao final de muita expectativa, a comitiva de Rondônia cantou alto em Minas Gerais.
 
 
Na categoria de Fermentação Induzida Canéfora, o primeiro lugar foi conquistado por uma mulher rondoniense pelo segundo ano consecutivo. Em 2021 o prêmio foi para Poliana Perrut de Lima. No ano passado o troféu foi para Ediana Capich. As duas são de Novo Horizonte do Oeste (RO).
 
 
Ainda na categoria de Fermentação Induzida Canéfora, Alessandra Inácio Lopez Frez ganhou o segundo lugar, e Geanderson Gambarte Vieira o terceiro. Todos produtores também de Novo Horizonte.
 
 
Na categoria Canéforas Naturais, ficou com o segundo lugar Deigson Mendes Bento, e Dione Mendes Bento com o terceiro. Os dois representam o Café Don Bento, de Cacoal (RO).
 
 
“Esse resultado significa não apenas a qualidade do produto, que não é apenas commodity, mas mergulha no qualificado, competitivo e valorizado mundo dos cafés especiais. Toda essa movimentação é fruto de uma grande atuação que o Sebrae, com seus parceiros estratégicos, vem empregando junto aos produtores”, disse Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.
 
 
A noite já havia começado bem com a premiação, desta vez presencial, da produtora rondoniense Ediana Capich, que venceu na categoria Fermentação Induzida Canéfora na edição de 2020, que foi realizada totalmente on-line. Era o prenúncio perfeito para o que se seguiu.
 
 
Para Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, o resultado coroa de êxito uma atuação bastante assertiva de todos.
 
 
“Esse resultado começou a ser construído lá atrás, quando diversas entidades entenderam que o nosso produtor precisa de apoio em toda a cadeia de valor da cafeicultura. Não deixa de ser uma homenagem ao nosso querido colega que perdemos ano passado, Sebastião Oliveira, um dos gestores de nosso projeto de atuação junto aos produtores. Parabéns a todos os produtores e às entidades aqui engajadas em levar o nosso produto a um patamar de primeira grandeza, gerando grandes resultados e contribuindo para nossa economia”, disse.
 
 
Saiba mais sobre as ações do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
 
Direito ao esquecimento

Qual a sua opinião sobre o programa Big Brother Brasil?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS