APRENDIZADO: Cursos gratuitos oferecem qualificação no setor de bebidas

No Brasil, as produções de refrigerantes e cervejas destacam-se como os principais itens do setor de bebidas

APRENDIZADO: Cursos gratuitos oferecem qualificação no setor de bebidas

Foto: Divulgação

No Brasil, as produções de refrigerantes e cervejas destacam-se como os principais itens do setor de bebidas. Números divulgados pelo IBGE-PIA apontam que esses dois ramos representam 80% do volume produzido e cerca de 75% das vendas dessa indústria.
 
No entanto, para que mantenha seu peso econômico, é necessário investimento em qualificação, que garanta não só adequação às normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), mas também ganhos de produtividade e competitividade. 
 
E uma das formas de colaborar com o aprimoramento e desenvolvimento desse setor é a disponibilidade de uma série de cursos gratuitos à distância. O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), na qualidade de principal entidade do setor cervejeiro, destaca alguns dos quais promovidos pela plataforma virtual da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO) orientados para produtores, exportadores e importadores de bebidas com turmas até o final deste ano. 
 
O curso "Registro, boas práticas de fabricação e rotulagem de bebidas" aborda de maneira prática como registrar, alterar ou cancelar o registro de estabelecimento e de bebidas junto ao MAPA. Dá dicas e exemplos sobre itens obrigatórios de rotulagem e ainda aborda requisitos para o atendimento à norma de higiene e boas práticas de fabricação. 
 
Em "Certificação da exportação de bebidas", os participantes são orientados a respeito do processo de certificação de bebidas e sobre como acessar mercados estrangeiros. 
 
Já o "Importação de bebidas", tem o objetivo de orientar a respeito do processo de importação de bebidas no âmbito do MAPA. 
 
Podem se inscrever os produtores de bebidas, responsáveis técnicos, consultores e demais interessados em aprender sobre o registro, boas práticas de fabricação e rotulagem de bebidas, servidores de órgãos de fiscalização estadual e empregados públicos do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, (INCRA), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (EMBRAPA). 
 
"Como entidade representativa do setor cervejeiro, apoiamos toda e qualquer iniciativa a favor do uso de boas práticas e da melhoria na qualificação, que muito vem a colaborar com o desenvolvimento do setor de bebidas.", afirma Luiz Nicolaewsky, superintendente do Sindicerv. 
 
As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. 
 
Serviço: 
 
Curso: Registro, boas práticas de fabricação e rotulagem de bebidas, vinhos e derivados da uva e do vinho 
Próxima turma: 18 a 31 de outubro 
 
Curso: Certificação da exportação de bebidas, vinhos e derivados da uva e do vinho 
Próxima turma: 18 a 31 de outubro 
Curso: Importação de bebidas, vinhos e derivados da uva e do vinho 
Próxima turma: 18 a 31 de outubro 
Direito ao esquecimento

Quem é o favorito ao título do Brasileirão 2021?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública.

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS