MERENDA ESCOLAR: Produtores destacam satisfação em fornecer alimentos

Produtos da Agricultura Familiar compõem kits distribuídos pelo Governo de Rondônia

MERENDA ESCOLAR: Produtores destacam satisfação em fornecer alimentos

Foto: Divulgação

A aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar, para a preparo e oferta de merenda escolar aos alunos da rede estadual de ensino, tem empolgado produtores rurais de todo o Estado. Neste período de pandemia da covid-19, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem distribuído kits alimentação para todos os estudantes matriculados, como uma forma de auxiliar as famílias enquanto as aulas presenciais nas escolas estão suspensas.
 
A decisão, além de reforçar a alimentação dos alunos da rede estadual e também de seus familiares, tem contribuído com a renda dos produtores rurais. Na Região do Café, por exemplo, a Cooperativa de Produtores e Agricultores Familiares de Cacoal (CooperCacoal) atendeu aos critérios do chamamento público lançado pelo Governo de Rondônia e está entregando diversos gêneros alimentícios que compõe os kits merenda escolar.
 
A Cooperativa conta, ao todo, com 171 associados e 36 deles fornecem ovos, tomate, mandioca, abóbora, hortaliças, frutas, ente outros produtos.
 
Produtor mostra banana, produção que é fornecida à Rede Estadual de Ensino
 
É importante ressaltar que grande parte destes produtos, principalmente as folheosas, vem de propriedades certificadas com manejo agroecológico e isso é um grande diferencial também”, destaca o senhor Nildo Pereira Araújo, um dos diretores da CooperCacoal.
 
Na própria sede da cooperativa, alguns produtores se reúnem e fazem toda a seleção, limpeza e preparação dos produtos para serem enviados às escolas e que irão compor os kits alimentação.
 
É um sentimento de contentamento, empolgação. Está todo mundo satisfeito. Vender diretamente para a merenda escolar se torna uma oportunidade de vendermos os produtos sem precisar passar pela mão de atravessadores e isso agrega valor. Estamos satisfeitos com essa iniciativa do Governo de Rondônia e com todo o atendimento que estamos recebendo”, enfatiza o diretor da cooperativa.
 
Na quarta-feira (7), 412 kits foram entregues aos alunos da Escola Estadual de Ensino Integral Josino Brito em Cacoal. Para a vice-diretora da instituição, Eliane Pedra, este é um momento de verdadeira alegria. “A gente fica feliz por sabermos que estamos entregando produtos de qualidade, fresquinhos e que a gente conhece a procedência. A alegria também é visível no olhar dos pais e responsáveis que vem à escola retirar os kits da merenda escolar e encontram ótimos produtos”, ressalta a vice-diretora.
 
Eliane também destaca outros pontos positivos e que fazem a diferença para todos. “É algo que valoriza os produtores da agricultura familiar, que estão organizados por meio das cooperativas, movimentando o comércio local. Todo mundo ganha! A escola, os alunos e as famílias ganham por receber produtos de qualidade e os agricultores tem a valorização e o reconhecimento do seu produto no comércio local”, finalizou Eliane.
 
A aquisição dos produtos para a confecção dos kits alimentação é feita por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e também do Programa Estadual de Alimentação Escolar (PEALE). Todos os kits que estão sendo distribuídos aos alunos da rede estadual são selecionados seguindo as recomendações técnicas de nutricionistas da Seduc, visando uma alimentação saudável e balanceada.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS