AGROINDÚSTRIAS: Consórcios intermunicipais têm o Sebrae como um grande parceiro em RO

Entidades firmaram Termo de Cooperação Técnica para estudos de melhorias em marcos legais ligados às agroindústria

AGROINDÚSTRIAS: Consórcios intermunicipais têm o Sebrae como um grande parceiro em RO

Foto: Divulgação

Os municípios de Rondônia têm se organizado na forma de consórcios para buscarem em conjunto soluções de gestão de propostas de políticas públicas que sejam de interesse para fomentar o desenvolvimento territorial sustentável. O Cisan, que reúne 16 municípios, mais especificamente da região do vale do Jamari e o Cimcero, que congrega 47 municípios da região centro sul do Estado de Rondônia identificaram no Sebrae em Rondônia como um grande parceiro nas questões técnicas de suas respectivas atuações.
 
Nesta semana (23), em Porto Velho, as duas entidades consorciadas firmaram Termo de Cooperação Técnica com o Sebrae em Rondônia com intuito especialmente de fortalecimento do setor das agroindústrias por meio de articulação para melhorias em marcos legais e apoio as iniciativas que estejam alinhadas as competências das entidades envolvidas.
 
Com compras em conjunto, com um levantamento de demandas, é possível reduzir custos, além de conseguirmos comprar o que almejamos, sejam medicamentos, equipamentos, e o Sebrae atua também na questão de Compras públicas”, disse Celso Lang, prefeito de Urupá, do Cimcero e da Associação dos Municípios de Rondônia (Arom).
 
Para presidente do Cisan, Evandro Epifânio, prefeito de Rio Crespo, a questão do Selo de Origem Animal pode ser uma das grandes conquistas: “é muito importante porque nos pequenos municípios, as agroindústrias e a agricultura familiar são importantes para economia e precisamos fomentar essas atividades”, disse ele.
 
Vamos atuar no ajuste das legislações dos municípios, visando simplificar e melhorar o ambiente de negócios, especialmente nessa atividade que envolve os serviços de inspeção, para unificar a legislação, fomentando negócios entre produtos oriundos dos municípios de Rondônia, ampliando mercados e aumentando a produção em cada local”, comemorou Daniel pereira, diretor superintendente do sebrae em Rondônia.
 
Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Helio Dias, que é presidente também da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), é um apoio significativo: “Essas agroindústrias sempre precisaram de um apoio, especialmente na Responsabilidade Técnica dos produtos, sempre foi o ‘Calcanhar de Aquiles’ desse segmento e agora temos a possibilidade de destravar e gerar novas oportunidades, dando escala, redução de custos e aumento de produtividade”, disse ele.
 
Os consultores que farão os estudos técnicos já estão em fase de contratação por parte do Sebrae e devem em breve iniciar suas atuações, beneficiando o setor produtivo no Estado.
 
Saiba mais sobre as ações do Sebrae em Educação Empreendedora: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS