Produtores rurais e técnicos em fruticultura tropical interessados no cultivo do maracujá devem ficar atentos! Na próxima terça-feira (15), às 9h, será realizado um treinamento on line e gratuito que abordará o sistema de produção, cultivares disponíveis e o mercado dessa cultura.
A palestra técnica será conduzida pelo pesquisador e chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerados, Fábio Faleiro, e será a primeira de outras já programadas para este ano dentro do ciclo de capacitação em fruticultura tropical na região do Cerrado.
Os treinamentos englobam a palestra e uma visita técnica para conhecer experiências de sucesso de fruticultores do DF e Entorno.
No caso do maracujá, a ida a campo será realizada no dia 30 de junho numa propriedade do Núcleo Rural do Pipiripau (Planaltina-DF). A visita será conduzida pelo extensionista da Emater-DF, Felipe Camargo Cardoso.
Até o final do ano serão realizadas capacitações nesse formato também para as seguintes culturas: banana, manga, abacate, graviola, frutas nativas do Cerrado, mamão, citrus, pitaya, abacaxi, goiaba, uva de mesa, uva para vinho e suco, frutas vermelhas e frutas de clima temperado para cultivo no Cerrado.
De acordo com especialistas que atuam na área de fruticultura, o maior gargalo dessas cadeias produtivas não é a produção, mas sim a comercialização. A fim de contribuir nesta temática, todas as capacitações previstas vão abordar a questão do mercado de frutas frescas e as relacionadas a agroindústrias.
Serão também realizadas capacitações específicas na área de negócios e mercado, além do cultivo orgânico de frutas e utilização de boas práticas agrícolas tendo em vista a certificação.
"Temos no Brasil aproximadamente seis milhões de propriedades rurais e estima-se que 80% delas não tem uma fonte de renda estável e sustentável, a fruticultura é uma opção importante para melhorar essa estatística", afirma o pesquisador Fábio Faleiro.
O evento é fruto de um trabalho de prospecção realizado pela Embrapa Cerrados e Emater-DF, com apoio da Emater-MG, Emater-GO e da Rota da Fruticultura, com o objetivo de identificar as culturas mais importantes a serem consideradas visando ao desenvolvimento na região do Cerrado.
A Rota da Fruticultura é uma das Rotas de Integração Nacional - ação do Ministério do Desenvolvimento Regional realizada em conjunto com órgãos parceiros, associações e entidades locais.
O programa segue as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional e integra as estratégias do ministério para, com inclusão produtiva, desenvolver regiões específicas (saiba mais aqui).
A capacitação de produtores e técnicos em fruticultura tropical é uma iniciativa da Embrapa Cerrados, Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Emater-DF.
O treinamento envolverá pesquisadores de diversas unidades da Embrapa, como Embrapa Mandioca e Fruticultura, Clima Temperado, Uva e Vinho, Agrobiologia, Semiárido, além de técnicos, extensionistas e especialistas da Emater DF, GO e MG e das demais instituições parceiras.
Esta rede de parceria envolve instituições de pesquisa e assistência técnica, além dos órgãos ligados a elaboração de políticas públicas que buscam o desenvolvimento regional com a melhoria das condições de vida de produtores rurais.
SERVIÇO:
Palestra técnica sobre a cultura do maracujá – cultivares, sistemas de produção e mercado
Data: 15/06/2021
Horário: 9h
Visita técnica – experiência de sucesso com o maracujá
Data: 30/06/2021
Horário: 9h às 12h
Local: Núcleo Rural do Pipiripau – Planaltina (DF)
Coordenação: Emater-DF
Juliana Caldas (MTb 4861/DF)
Embrapa Cerrados
Contatos para a imprensa
Telefone: 61 3388 9945
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)