DIA DO CAFÉ: Sebrae em Rondônia reúne grandes parceiros para apoiar a cafeicultura

Projeto que busca a Identificação Geográfica do café robusta vai beneficiar produtores

DIA DO CAFÉ: Sebrae em Rondônia reúne grandes parceiros para apoiar a cafeicultura

Foto: Divulgação

Quando se comemora o Dia Nacional do Café, no dia 24 de maio, números animadores colocam o produto em grande evidência no Brasil e em Rondônia. No 1º trimestre deste ano, mais de 11 milhões de sacas foram exportadas. De acordo com o Conselho de Exportadores de Café (Cecafe), o crescimento é de 10,4% na comparação com o mesmo intervalo do ano passado.
 
Baseado em números como esses que o Sebrae em Rondônia está idealizando um projeto de apoio a produtores rurais que estão focados na cafeicultura. O objetivo é alcançar o selo de Identificação Geográfica (IG) do produto na região central de Rondônia. A estratégia visa o ganho de competitividade e qualidade, agregando valor ao produto e conquistando novos mercados.
 
Para Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae, a estratégia é um esforço mercadológico e de vanguarda. “A conquista da IG compõe um importante passo para estabelecermos a cultura da internacionalização pois é uma chancela de qualidade ao produto. Porém, é algo que só será possível com o apoio dos parceiros como a Caferon, Seagri, Emater, Lacoop, Senar e Sicoob. São marcas consagradas construindo outra: a Café Matas de Rondônia”, disse Samuel.
 
O projeto consiste em consultorias para construir a marca Café Robusta Amazônico Matas de Rondônia, desde uma identidade visual que expresse a qualidade do produto, além da conquista da Identificação Geográfica por meio da Denominação de Origem, que indica a origem do produto, baseada na reputação da região, geralmente conhecida por fabricar determinado produto, ou prestar determinado serviço, a partir do histórico e da tradição locais.
 
Esse tipo de certificação é uma ferramenta coletiva de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios; por isso, levam sempre o nome da região. A Indicação Geográfica dá o amparo legal que protege e garante a exclusividade de uso da marca dos produtos de determinada região sob controle da IG.
 
Para o Governo de Rondônia, a cafeicultura é um dos destaques do agronegócio no estado: “Rondônia tem uma produção relevante no mercado pois estamos entre os cinco maiores produtores no país. O Governo de Rondônia tem dado muita atenção para os produtores seguirem com esses números relevantes. Para conquistarmos ainda mais degraus nesse ranking é fundamental alinharmos atuações com grandes parceiros, como o Sebrae, por exemplo”, afirmou Evandro Padovani, secretário de estado de Agricultura de Rondônia.
 
Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS