INDÚSTRIA DE QUEIJO: Idaron combate fraude e apreende quase cinco toneladas do produto

A utilização do rótulo de outra empresa, resultou na apreensão das mais de 1.200 peças de queijo produzidas

INDÚSTRIA DE QUEIJO: Idaron combate fraude e apreende quase cinco toneladas do produto

Foto: Divulgação

 

Em fiscalização de rotina, na última terça-feira (09/03), em uma indústria de queijo localizada em Candeias do Jamari, área metropolitana de Porto Velho, o Governo de Rondônia, por meio do serviço de inspeção de produtos de origem animal, da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), apreendeu cerca de cinco toneladas de queijo mussarela que seriam distribuídas de forma fraudulenta no mercado interno.
 
 
Segundo relatório da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa), da Idaron, a fiscalização encontrou inconsistência de informações na documentação apresentada pelo estabelecimento inspecionado.
 
“Embora a produção devesse estar suspensa devido a reformas nas instalações, suspensão essa solicitada pela própria empresa, percebeu-se que a produção não havia sido paralisada. Foi notado ainda que o queijo produzido estava sendo embalado com a utilização de rótulo de outra empresa”, explicou Margarete Eliane Gabellini Aprigio, responsável pela Gipoa.
 
A empresa autuada tem inscrição no SIE (Serviço de Inspeção Estadual) mas utilizava rótulo do SIF (Serviço de Inspeção Federal). “A empresa inscrita no SIF, que é a única autorizada a usar aquele rótulo, também será investigada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)”, alertou Margarete Aprigio.
 
A utilização do rótulo de outra empresa, para que o produto fosse ao mercado de maneira fraudulenta, resultou na apreensão das mais de 1.200 peças de queijo produzidas. “E tem outro agravante: como a produção não estava sendo acompanhada pela inspeção da agência Idaron, o queijo torna-se um produto de qualidade duvidosa para o consumo humano, uma vez que não se tem a garantia de como esse produto foi fabricado”, salientou.
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

R E Eletrodiesel

R E Eletrodiesel

R E Eletrodiesel

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS