NOVEMBRO AZUL: Produtores rurais são conduzidos a exame preventivo de câncer

Alcançando 100% dos 125 homens moradores das linhas 207, 208, 12B, BR-364 e KM 14, a logística montada pelos extensionistas contou com a parceria da administração da Unidade Básica de Saúde (UBS) KM-5

NOVEMBRO AZUL: Produtores rurais são conduzidos a exame preventivo de câncer

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A população masculina maior de 45 anos residente em seis linhas de Ji-Paraná foi conduzida a submeter à consulta médica e realizar exames laboratoriais que diagnostica câncer de próstata, de forma gratuita por meio de uma ação elaborada por técnicos do escritório da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) em prol da campanha nacional Novembro Azul.
 
Alcançando 100% dos 125 homens moradores das linhas 207, 208, 12B, BR-364 e KM 14, a logística montada pelos extensionistas contou com a parceria da administração da Unidade Básica de Saúde (UBS) KM-5, tanto para o atendimento médico quanto para realização dos exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A parceria funcionou da seguinte maneira: o produtor recebeu o pedido de 18 exames laboratoriais e com os resultados em mãos se dirigiu à UBS em data e horário previamente marcados para consulta e avalição dos exames pelo médico.
 
O homem do campo foi estimulado a submeter ao exame visando a integridade da sua saúde
 
A ação visou à integridade da saúde do homem do campo. “Encaminhamos produtor que nunca havia feito este tipo de exame. É um serviço que consideramos importante, pois o produtor precisa estar com a saúde em dia para manter os negócios e gerar riqueza”, disse o extensionista Samuel Gomes, integrante do comitê da ação da Emater.
 
“Sabemos que o melhor cuidado é a prevenção. As chances de cura são maiores quando a patologia é descoberta no início”, opina a extensionista Eliene Novais, que promove serviço semelhante com as agricultoras por ocasião de outra campanha nacional, a Outubro Rosa, que cuida particularmente sobre o câncer de mama.
 
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. O Inca estima que em 2020 devem ser registrados mais 65 mil novos casos de doença na próstata.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS