BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

SUSTENTABILIDADE: Produtores ressaltam eficiência do sistema agroecológico

Ciclo de palestras sobre o tema inicia nesta quarta-feira, 14

GOVERNO DE RO

13 de Outubro de 2020 às 15:07

Foto: Divulgação

O sistema agroecológico implantado pelo casal de produtores Orlanis Chourio e Flávia Costa Bandeira, que residem no setor Aeroporto, em Ji-Paraná, tem produzido alimentos orgânicos com eficiência utilizando técnicas do sistema  que visam transformar a área improdutiva em um celeiro de alimentos. Há um ano e quatro meses o casal iniciou o projeto em uma área antes tomada por solo degradado e quiçaça. A chácara de meio hectare passou a render frutos num curto espaço de tempo.
 
“Desenvolvemos técnicas agroecológicas que tragam desenvolvimento econômico em ambiente saudável e sem qualquer contaminação química”, explica Flávia Bandeira, uma das palestrantes da 3ª Semana Estadual de Agroecologia, que será realizada nos dias 14, 16, 19 e 20. O evento será virtual e realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) com o apoio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e parceiros. Durante a semana, Flávia compartilhará experiências em agroecologia aplicadas na propriedade.
 
Tudo é produzido de maneira sustentável, desde a preparação do solo ao plantio, cuidados e colheita. O desafio do produtor orgânico é conciliar a alta produtividade em um processo sustentável e natural. Os alimentos orgânicos são produzidos sem uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. A produção respeita o meio ambiente, a saúde do produtor e do consumidor e mantém a qualidade da comida.
 
“Viver de maneira sustentável é o nosso objetivo. Aqui comprovamos que é possível, até mesmo em uma área pequena, produzir o próprio alimento orgânico e comercializar o excedente”, afirma Orlanis Chourio, que dedica à produção de fruticultura, aves e suínos. A piscicultura e a apicultura são as próximas metas do casal.
 
O gerente regional da Emater em Ji-Paraná e engenheiro agrônomo, Antônio de Assis, também será um dos palestrantes no evento pela internet que inicia amanhã. As inscrições devem ser feitas no seguinte endereço eletrônico:  https://forms.gle/y5ts8UBFLM6LT891A
 
“Em todas as edições da Rondônia Rural Show a Emater evidencia na vitrine tecnológica os mecanismos de funcionamento do sistema agroecológico. É um mercado ainda pouco explorado em Rondônia, mas em ascensão”, enfatiza o gerente regional.
 
Para demonstrar a funcionalidade na prática, o chefe do escritório local da Emater Gabriel Cordeiro, acompanhado da extensionista rural Renata Vilas Boas, promoveu uma excursão de produtores para conhecimento de outras atividades pontuais e que também podem ser aplicadas nas respectivas propriedades.
 
Juscenan de Carvalho e Sueli Milani Neves gostaram do que viram. “É inacreditável que seja possível produzir tanto em tão pouco espaço de terra”, admirou-se Sueli Neves. “Meu foco é a hidroponia, mas fiquei bastante impressionada com o potencial econômico da agroecologia”, disse Juscenan de Carvalho.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS