BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Conab estima produção recorde de grãos em 2,4 milhões de toneladas

Soja e o milho seguem como principais grãos da agricultura em Rondônia e juntos representam 93% da produção do estado. Outro produto de destaque é o algodão, que teve o plantio retomado na última safra

ASSESSORIA

12 de Setembro de 2020 às 08:39

Foto: Divulgação

Os agricultores de Rondônia colhem mais uma safra recorde de grãos nesta temporada. De acordo com os dados consolidados no 12º Levantamento da Safra 2019/2020, divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção no estado é de 2,4 milhões de toneladas, superando em 9,7% o volume registrado no período anterior, quando foram colhidas 2,19 milhões de toneladas.
 
Soja e o milho seguem como principais grãos da agricultura em Rondônia e juntos representam 93% da produção do estado. Outro produto de destaque é o algodão, que teve o plantio retomado na última safra. A cultura apresenta aumento de cerca de 95,9% na produção da pluma, chegando a 14,5 mil toneladas, o que coloca o estado como maior produtor da fibra na região Norte. 
 
O plantio de grãos tem apresentado crescimento anual em terras rondonienses. Nas últimas cinco safras o aumento na produção foi de 52%, uma vez que no período 2015/2016 a colheita foi estimada em aproximadamente 1,58 milhão de toneladas. Os acréscimos devem-se principalmente ao ganho de área e produtividade decorrente da aplicação de bons pacotes tecnológicos e do clima favorável.
 
As estimativas realizadas pela Conab ao longo dos 12 levantamentos no atual período envolveram as culturas de algodão, arroz, feijão, milho em grãos e a soja. Foram coletadas informações desde o preparo da terra, desenvolvimento das plantas, até a sua colheita.
 
Mais informações podem ser obtidas na íntegra do documento disponível no site da Conab. 
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS