PLANEJAMENTO: Workshop de Arranjos Produtivos Locais é realizado em Rondônia

Atualmente Rondônia conta com 13 APLs reconhecidos depois da criação da política oficial por meio de decreto estadual de 2008

PLANEJAMENTO: Workshop de Arranjos Produtivos Locais é realizado em Rondônia

Foto: SECOM-GOVERNO DE RONDÔNIA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante toda a terça-feira (17), técnicos do governo estadual se juntaram a representantes de órgãos públicos, instituições de ensino pública e privada, mais cooperativas e sindicatos rurais na participação do workshop de Arranjos Produtivos Locais (APL), no auditório da Coordenadoria Regional de Educação de Ji-Paraná. O encontro serviu para mapear as vocações produtivas da região.

 

É a proposta do governo estadual fortalecer os setores produtivos alavancando a economia. O evento vem mostrar as diretrizes de como seguir a diante”, explicou o secretário regional de governo, Everton Esteves, um dos organizadores do encontro que tem a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) à frente do estudo.

 

Atualmente Rondônia conta com 13 APLs reconhecidos depois da criação da política oficial por meio de decreto estadual de 2008. A realização de novos worshop pelo interior sugere que novos arranjos produtivos locais sejam reconhecidos até o ano de 2020.

 

O secretário de Agricultura de Ji-Paraná, Reinaldo Pereira de Andrade, participou do evento e avalia a proposta do governo estadual um mecanismo que vai contribuir no desenvolvimento das cidades. “Essas discussões seguidas de planejamentos são essenciais para nortear o desenvolvimento e fomento ao pequeno agricultor”, disse.

 

Para o gerente regional da Empesa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Antônio de Assis Furtado, o workshop é um sinalizador de que o governo está organizando mais bem o futuro do Estado. “Quando se discute qualquer cadeia produtiva e alinhe mecanismo para o sucesso do segmento é fundamental para todos. Exemplo disso é a produção leiteira. O produtor rural precisa se guiar por políticas públicas que eleve seu crescimento”, explica o Furtado.

 

A região Central de Rondônia tem na produção leiteira um dos principais fatores econômicos. “A produtividade vem crescendo paulatinamente graças aos incentivos governamentais”, diz o gerente da Emater, acrescentando que o APL se torne o centro do debate do desenvolvimento econômico.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS