EM RONDÔNIA: Embrapa estimula a elevação do padrão tecnológico da produção de banana

Rondônia possui a segunda maior área cultivada com banana na região Norte, com cerca de 9 mil hectares

EM RONDÔNIA: Embrapa estimula a elevação do padrão tecnológico da produção de banana

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Nos dias 24 e 25 de julho a Embrapa Rondônia e parceiros realizaram curso teórico e prático sobre o Sistema de Produção de Banana para produtores e técnicos em Alto Paraíso, no Vale do Jamari, em Rondônia. O município vem se consolidando como um dos importantes polos produtores de banana no estado. A proximidade da região com o principal mercado consumidor de Rondônia, que é Porto Velho, tem estimulado a ampliação e a melhoria dos plantios da região. “O incremento do uso de tecnologias é fundamental para a melhoria da eficiência na produção e, consequentemente, melhores rendas e qualidade de vida para os produtores”, explica o analista da Embrapa Rondônia, Francisco Correa.

 

Rondônia possui a segunda maior área cultivada com banana na região Norte, com cerca de 9 mil hectares. Mas, apresenta baixa produtividade, com 8,7 toneladas por hectare, ficando distante da média nacional, que é de 14,3 toneladas por hectare. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2017), nos últimos dez anos não houve incremento de produtividade da fruta no estado, o que pressupõe uma estagnação no padrão tecnológico. 

 

Neste contexto, o engenheiro agrônomo da Embrapa Rondônia, Davi Oliveira, afirma que essa capacitação ofereceu aos participantes práticas de cultivo que, quando adotadas, podem elevar a eficiência produtiva dos bananais, aumentando o padrão tecnológico da produção da banana no estado. “Ações como esta também mantêm os técnicos em interação com as bases de dados e publicações da Embrapa sobre a cultura da banana, o que ajuda na constante atualização das práticas em campo”, comenta Oliveira.
Para o técnico da Emater-RO, de Alto Paraíso, Marcos da Silva Ribeiro, o curso foi proveitoso. “Pra mim foi uma boa reciclagem, pois vai melhorar nas assistências aos produtores e nas identificações de doenças e pragas no campo”

 

O curso

 

Os participantes puderam ver, na teoria e na prática, durante as 12 horas do curso, as principais ações recomendadas pelo Sistema de Produção de Banana, com destaque para as questões relacionadas à eficiência da atividade, que são o controle de pragas e doenças da bananeira, assim como mercado, comercialização e outros. Assuntos que foram abordados pela equipe da Embrapa Rondônia: José Nilton Medeiros, Davi Melo de Oliveira e Francisco de Assis Correa. 

 

A novidade apresentada a foi o Desperfilhador de bananeira por roto-compressão, também conhecido como “Nova Lurdinha”, ou "Desbrotador de banana". O aparelho facilita a vida do produtor, prologando a vida útil do bananal. Desenvolvido pela Embrapa Amazônia Ocidental, o dispositivo substitui a tradicional “Lurdinha”. O Desperfilhador reduz em 20% o tempo de operação, quando comparado à “Lurdinha”, e apresenta eficiência de quase 100% na remoção dos brotos, ou seja, não ocorre a rebrota. Assim, evita-se o retrabalho e aumenta o intervalo entre as desbrotas. 

 

A bananeira produz muitos brotos, o que leva ao número excessivo de plantas por touceira, competindo entre si, interferindo negativamente no tamanho dos frutos, o que acarreta redução da produção. O público pode ver este dispositivo em ação durante o Dia de Campo. O equipamento pode ser encontrado no mercado brasileiro. Duas empresas estão licenciadas para fabricar e comercializar o produto: a Marcassio, de Atalanta (SC), e a Authomathika, de Sertãozinho (SP).

 

Bananicultura em Rondônia 

 

A banana é a fruta mais popular do mundo, com produção anual de 70 milhões de toneladas. O Brasil é o terceiro maior produtor, com 6,67 milhões de toneladas por ano. Segundo dados de 2019 do IBGE, Rondônia é o quarto maior estado produtor de banana da Região Norte. A cultura é uma das principais fontes de renda da agricultura familiar rondoniense, consolidando-se como o quarto produto agrícola com maior valor bruto de produção (VBP) de Rondônia, cujo valor estimado para 2019 é de 225 milhões de reais. Conforme resultados preliminares do Censo Agropecuário de 2017, existem no estado cerca de 3 mil estabelecimentos produtores de banana, considerando somente aqueles com mais de 50 pés plantados. Neste ano a produção estadual foi de 76 mil toneladas, sendo os principais municípios produtores Buritis, Porto Velho, Jaru e Cacoal.

 

Realização e parcerias 

 

Este curso faz parte do projeto Tecnologias sustentáveis para o fortalecimento da fruticultura na Amazônia – TECFRUTI, da Embrapa. É uma iniciativa do Projeto Integrado da Amazônia (PIAmz), financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As ações estão sendo desenvolvidas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Roraima. O curso sobre o Sistema de Produção de Banana em Alto Paraíso contou também com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e Emater-RO.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS