O governo é um dos maiores compradores, só este ano já investiu mais de 2,5 milhões na aquisição de legumes, frutas e pescados
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O incentivo do governo do Estado começa no campo, com a produção agrícola, agropecuária, depois se estende para a comercialização, com a logística e a venda dos alimentos. O governo é um dos maiores compradores, só este ano já investiu mais de 2,5 milhões na aquisição de legumes, frutas e pescados. Nesta terça-feira (23), mais uma compra foi realizada, e cerca de 150 famílias produtoras rurais cadastradas na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater/RO) realizaram a entrega dos produtos adquiridos por meio de recurso federal do Programa de Aquisição Alimentar (PAA). O espaço da Associação dos Servidores da Emater (Asser) foi tomado pelo colorido das frutas e legumes.
“O governo pretende investir mais R$ 11 milhões na agricultura familiar. Os alimentos são comprados e doados para mais de 700 entidades socioassistenciais, como hospitais, escolas, entre outros”, destacou Arnaldo Brito, técnico de extensão da Emater.
O produtor de melancia Moisés está entre os beneficiados com o PAA
A variedade de produtos é grande. São hortaliças, verduras, frutas, peixes e polpas que saem do campo com destino à mesa de milhares de rondonienses. Só em Porto Velho mais de quatro mil famílias consomem os produtos por semana.
Para Moisés Rocha, produtor rural que participa do programa desde 2014, o PAA mudou a vida de muitas famílias produtoras. “Através da Emater, a gente tem caminhão pra trazer os produtos, tem renda extra, tem clientes nas feiras, tem orientação. O melhor sustento da minha família sai daqui do programa” declarou contente o produtor rural.
O governo de Rondônia, por meio da Emater e das Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), investe tanto na comercialização dos produtos rurais quanto na qualidade dos alimentos, por meio de orientações, visitas técnicas a campo, e feiras, como ressalta a engenheira florestal da Semagric Joana D’Arc “Sem essa parceria da Semagric, em Porto Velho, com o governo estadual, o trabalho seria muito mais difícil. É por meio dela que conseguimos alcançar cada vez mais produtores”.
Segundo dados da Emater, cerca de cinco mil famílias agrícolas do estado estão cadastradas no programa. O produtor Adalmir Viana já participa do PAA há quatro anos, e trabalha com a produção de melancia, banana, pescados entro outros produtos. “O recurso que recebemos ajuda muito. E a gente busca sempre ofertar um produto de qualidade, ainda mais, porque, alimenta muitas famílias, inclusive a nossa”, declarou o produtor.
A preocupação da Emater vai além da qualidade do que é produzido. O governo também se preocupa com o manuseio correto dos alimentos e as consequências ao meio ambiente. “Nós acompanhamos desde a a produção até a venda desses alimentos. O governo investe na agricultura familiar incentivando o produtor, e sempre tendo o cuidado ambiental, por isso prestamos todas as orientações necessárias”, concluiu o gerente local da Emater, Dionísio Dantas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!