A melhora na produtividade é um dos impulsos para o ganho na produção da cultura
Foto: Ilustrativa
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os cafeicultores de Rondônia devem colher 2,1 milhões de sacas do produto na safra 2019, registrando um aumento de aproximadamente 144 mil sacas, como aponta o 2º Levantamento da Safra de Café, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado nesta quinta-feira (16). O crescimento é registrado mesmo com uma redução de área em cerca de 2%, chegando a 62,7 mil hectares, o que representa uma queda de 1,15 mil hectares se comparada ao ano anterior.
A melhora na produtividade é um dos impulsos para o ganho na produção da cultura. Neste ano, a expectativa é colher 33,8 sacas de café por hectare contra uma média de 30,9 registrada em 2018. O melhor manejo e o uso de plantas clonais, que tem gerado variedades mais produtivas, também são importantes fatores que influenciam no melhor desempenho nas lavouras.
O boletim aponta o melhor aproveitamento da área cultivada como outro aspecto a ser considerado, uma vez que os produtores estão plantando um maior número de mudas de café em um espaço menor. O volume de covas em produção tende a subir 2,1%, chegando a 159,4 milhões de plantas em todo o estado.
Os dados completos sobre a safra de café em Rondônia e nos demais estados produtores no Brasil estão divulgados no site da Companhia. Clique aqui para acessar o estudo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!