Nanocelulose vegetal pode tratar queimaduras

Uma das vantagens é que o preço do tratamento será menor do que os curativos disponíveis no mercado

Nanocelulose vegetal pode tratar queimaduras

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um estudo produzido pelo pesquisador Washington Luiz Esteves Magalhães, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela mestranda em Engenharia e Ciência dos Materiais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Francine Ceccon Claro, mostrou que é possível utilizar a nanocelulose vegetal no tratamento de queimaduras. O produto tem um grande volume na indústria do papel e da celulose e agora pode integrar também a medicina. 

 

Os cientistas utilizaram a nanocelulose para potencializar as propriedades da celulose afim de criar uma película que fosse capaz de tratar a pele queimada. De acordo com Francine, a membrada resultante do processo não tem porosidade e pode ser usada nas aplicações como se fosse uma barreira. “A característica de translucidez favorece o acompanhamento da cicatrização sem a necessidade de retirada do curativo para avaliação da ferida”, explica. 

 

Segundo o pesquisador da Embrapa, a maior vantagem nesse tipo de tratamento é o preço, sendo que o custo de produção da membrana pode ser até mil vezes menor do que um curativo que existe hoje no mercado, contando com uma capacidade de cicatrização muito maior. Além disso, o experimento não desenvolveu qualquer tipo de rejeição quando entrou em contato com a pele. 

 

“O objetivo do trabalho foi desenvolver membranas de nanofibrilas de celulose vegetal com adição de agente cicatrizante e bactericida como calêndula e nanopartículas de prata. A membrana de celulose vegetal é de fácil aplicação e manuseio e apresenta durabilidade e boa aderência à pele lesionada”, diz Magalhães. 

 

A tecnologia ainda terá que passar por testes clínicos para comprovar sua verdadeira eficácia e segurança. A expectativa é de que ela esteja disponível no mercado dentro dos próximos quatro anos. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS