A festa já é tradicional e reúne cerca de 250 produtores de mandioca da região
Foto: Secom - Governo de Rondônia
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Está praticamente tudo pronto para a realização da 5ª Festa da Mandioca que será realizada no dia 29 no Ramal São Domingos, no Reassentamento Riacho Azul, em Porto Velho. A festa já é tradicional e reúne cerca de 250 produtores de mandioca da região. A festa prevista para começar às 9h da manhã e terminar às 16h terá atrações como concursos de quem come mais a raiz, comidas e doces derivados da mandioca.
O extensionista rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do escritório de Porto Velho Manoel Gomes dos Santos disse que a festa da mandioca foi criada com o objetivo de mostrar para Rondônia e outros estados a potencialidade de Porto Velho no cultivo da mandioca, “os produtores do reassentamento Riacho Azul produzem muita mandioca, matéria prima da farinha de mandioca que grande parte é exportada para o Amazonas”, ressaltou.
Ivanete Dias Araújo Azevedo, que trabalha nas ações sociais da Emater, disse que a Festa da Mandioca significa muito para os produtores, que além de mostrar a potencialidade da produção, ainda reúne os trabalhadores do segmento para um dia de lazer e diversão. Durante a festa são realizadas várias atividades, como o concurso da descasca da mandioca. O grupo que descascar maior quantidade do produto dentro do tempo estipulado pela organização é o vencedor.
Tem ainda o concurso que premia a pessoa que comer a maior quantidade de mandioca cozida. “ No ano passado o vencedor foi um produtor que conseguiu comer 5 kg do alimento”, disse. Outra competição que vai oferecer prêmio também é para quem apresentar a maior raiz de mandioca.
A festa será realizada nas dependências da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Riacho Azul, que fica a cerca de 15 km de Porto Velho. Para chegar ao local é bem simples, basta seguir pela Rodovia BR-319, no Km 4,5 entrar a esquerda e segue para o ramal São Domingos no reassentamento Riacho Azul. A festa tem entrada gratuita.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!