Segundo o Ministério do Trabalho, após a pecuária, os setores econômicos do Estado com mais casos em trabalho escravo é o da mineração e agricultura
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A criação de bovinos é o setor econômico onde há mais casos de trabalho escravo em Rondônia, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Diretamente proporcional a essa realidade aparecem os grandes municípios produtores do Estado: Porto Velho, que possui o maior rebanho, é o primeiro do ranking, seguido de Chupinguaia e Vilhena (ambos na região do Cone Sul do Estado), e Ariquemes (região do Vale do Jamari).
Segundo o Ministério do Trabalho, após a pecuária, os setores econômicos do Estado com mais casos em trabalho escravo é o da mineração e agricultura. Desde 1995, época em que foram criados os grupos de fiscalização e atuações, 906 trabalhadores já foram resgatados. Os patrões condenados pelo crime de trabalho escravo figuram numa “lista suja” que é atualizada e divulgada anualmente pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
RADAR
Os dados são do Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho no Brasil, uma ferramenta de consulta pública aos resultados consolidados da Inspeção do Trabalho no Brasil realizado pelos auditores-fiscais, dos últimos 23 anos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!