Rondônia Rural Show inova com apresentação de sistema para recolhimento de resíduos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A preocupação com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente chegou à Rondônia Rural Show. Em sua 5ª edição, a maior vitrine de tecnologia e agronegócios da região Norte inova com o recolhimento de resíduos gerados com a coleta seletiva durante os quatro dias do evento, quando os visitantes terão a oportunidade de conhecer o funcionamento do mais moderno sistema de logística reversa existente no mercado mundial.
Convidada pela coordenação para fazer parte da feira, a empresa E-Recicla promoverá a coleta de resíduos sólidos recicláveis (embalagens) gerados na feira. A máquina de venda reversa inteligente possui tecnologia de ponta com sistema totalmente brasileiro e estará exposta nas proximidades da praça de alimentação, onde receberá os resíduos descartáveis.
Segundo o empresário Marcelo Gomes, a E-Recicla firmou parceria com instituições de cunho social, como a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji), Hospital Santa Marcelina e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que serão beneficiados com a coleta dos resíduos descartáveis. “Essas instituições poderão receber doações diretas ou porcentagem da venda dos resíduos”, disse Gomes.
Outra inovação está na educação e inspiração de pessoas e organizações a assumir a responsabilidade pelo correto descarte de seus resíduos. Durante a feira, pelo menos dez alunos da Apae estarão orientando e incentivando as pessoas sobre esse descarte. O empresário lembrou, ainda, que com essa ação a Rondônia Rural Show torna-se a primeira feira de agronegócios a incluir alunos excepcionais como agentes ambientais.
Esses alunos, assim como os cooperados da Coocamarji, passam por um processo de aprendizagem teórico e prático para atuarem no evento. O treinamento foi iniciado nesta segunda-feira (23) na Cooperativa e seguirá nesta terça-feira (24) no Parque de Exposição. A certificação será entregue à 14h desta terça-feira.
Além de ser uma opção no gerenciamento de resíduos sólidos, o Sistema E-Recicla se apresenta também como uma estratégia de gestão integrada entre a indústria, o distribuidor, o produtor, o consumidor, os catadores e coletores, o meio ambiente e a sociedade, entre outros. “As embalagens deixam de ser um problema para se tornar um negócio”, salientou o empresário Marcelo Gomes.
Também serão agregados recompensas e incentivos para quem utilizar corretamente as máquinas de venda reversa inteligente, e inclusão digital, através do acesso gratuito à rede sem fio sem a necessidade de instalar ou baixar qualquer aplicativo.
Outras informações sobre o sistema poderão ser obtidas no estande da E-Recicla, no Parque de Exposição Hermínio Victorelli, onde a feira acontecerá da próxima quarta-feira (25) ao sábado (28).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!