A clássica receita do empreendedorismo que ensina a transformar o limão em limonada, transformou – se num drink de celebração nas mãos da homenageada na Categoria Turismo do Prêmio Jovem Empreendedor do Ano 2022.
Rosi Ribeiro fez de uma crítica que recebeu, a principal motivação para uma estratégia que mais tarde lhe renderia resultados satisfatórios na gestão das pousadas Amazon Roosevelt e Guariba Lodge.
Ela comanda ao lado do marido, Luiz Eduardo, os empreendimentos turísticos localizados no sul do Amazonas que recebem turistas do Brasil e de outros países, os quais visitam a Amazônia atraídos pela pesca esportiva.
Certa vez, um agente de viagem lhe provou: “Eu não sei como vocês fecham pacotes turísticos porque homem gosta de fechar pacotes e falar de pescaria como homens. Mulher não entende de pesca!”
Depois da cena ocorrida em 2016, a empreendedora que mora em Porto Velho, onde fica a sede administrativa das duas empresas, passou a se dedicar com mais afinco à pesca, incentivando o público feminino a pescar num ambiente familiar, capacitando seus colaboradores para auxiliar pescadores de primeira viagem.
Graças a sua decisão, o pessoal das pousadas viu crescer o interesse da mulherada pela atividade de lazer, apreciada majoritariamente por homens. Hoje, o lugar recebe grupos formados por mulheres que curtem uma boa pescaria, assim como Rosi Ribeiro, a pescadora de sonhos que na cerimônia de premiação pescou muitos aplausos. A inspiradora do empreendedorismo feminino recebeu o troféu das mãos da turismóloga Carla Martins, franqueada da CVC Jatuarana.