Quando é necessário fazer uso da Suplementação Alimentar?

Especialistas orientam quando é necessária a suplementação e como tirar proveito de uma alimentação saudável

Quando é necessário fazer uso da Suplementação Alimentar?

Foto: Vanessa Mafra - Assessoria de Comunicação IPOGgação

Você sabia que nem sempre a suplementação deve compensar a alimentação?
 
Para entender melhor sobre o assunto convidamos alguns especialistas para nos ajudar nessa missão: Marcelo Polacow (farmacêutico e doutor em farmacologia e coordenador do curso de farmácia Clínica e oncológica, Nutrição clínica e prescrição de Fitoterápicos do IPOG) vai nos ajudar a identificar em quais casos é extremamente necessário que isso aconteça. E a nutricionista Cristiane Laurentino (pós-graduanda em nutrição clínica, estética, esportiva e prescrição de fitoterápicos pelo IPOG) que vai nos ajudar a identificar como fazer isso de forma natural por meio dos alimentos. Vamos lá?
 
De acordo com Marcelo, no primeiro momento é preciso partir do princípio que as pessoas buscam este equilíbrio na sua dieta, com alimentos ricos em vitaminas, sais minerais elementos como ferro, selênio magnésio, que vem naturalmente de uma dieta saudável. 
 
Mas algumas vezes, devido ao mau hábito alimentar não se consegue o suprimento necessário diário dessas vitaminas, nesse caso seria importante a suplementação vitamínica. Assim como, indivíduos que praticam atividade física ou que tenham gasto energético grande e não tem uma dieta adequada, também precisam que a suplementação complemente o que buscamos nos alimentos. 
 
 
FONTE: Vanessa Mafra - Assessoria de Comunicação IPOG

 
Existe situação também que o indivíduo tem alguma doença de base, ou passou por cirurgia bariátrica para equilíbrio do peso. Nesses casos, normalmente é retirado uma parte do estômago e justamente este produz uma substância que ajuda na absorção da vitamina B12. Também é necessário para pacientes que não conseguem absorver vitamina B 12, se não correm o risco de desenvolver anemia. 
 
Também existem suplementos para melhorar a performance esportiva, suplementos que atuam na pele, como colágeno e pode ser prescrito por um médico, farmacêutico, nutricionista biomédico, em situações que este avalie ser recomendado.  
 
O especialista Marcelo afirma, que sempre que for fazer uma suplementação, deve-se buscar orientação de um profissional de saúde para verificar qual a real necessidade e a dose correta, e assim evitar o risco de intoxicação por utilizar uma quantidade alta ou desnecessária para o organismo. 
 
Como já vimos, uma alimentação saudável e balanceada pode evitar a necessidade de compensação. De acordo com a nutricionista Cristina Laurentino, é absolutamente possível ter uma alimentação que supra as necessidades vitamínicas do corpo. Mas para isso é importante se alimentar da maneira mais saudável possível. Mas como se faz isso? “Incluir uma variedade maior de frutas, legumes, grãos, ovos, carnes. Essas vitaminas são nutrientes importantes para nossa saúde e para o bom funcionamento do corpo”. Afirma Cristina.
 
Uma outra orientação da Cristina é entender que podemos encontrar esses nutrientes e vitaminas no dia-a-dia. Como as vitaminas do complexo B podemos encontrar nas carnes e vegetais Folhosos, a Vitamina C também ajuda na absorção de ferro, então é possível comer uma laranja, ou tomar um suco de maracujá e acerola. A vitamina D nos peixes como salmão e inclusive na gema do ovo. A vitamina E é antioxidante e podemos encontrar nos óleos vegetais como azeite, óleo de coco e até no óleo de soja, castanhas e sementes. 
 
 
E para equilibrar sua dieta e te ajudar nessa escolha selecionamos alguns alimentos ricos em vitaminas e minerais que podem ajudar a dar mais energia e trazer inúmeros benefícios no seu dia-a-dia. 
 
 
Leites e derivados 
 
Rico em cálcio, vitamina A, algumas vitaminas do Complexo B. 
 
Hortaliças de coloração verde-escura (couve, espinafre, pimentão verde, agrião e etc)
 
Fonte de vitaminas como A, E, K, do complexo B, e Ferro. 
 
Hortaliças e frutas na cor alaranjada (Pimentão amarelo, cenoura, abóbora, manga e etc). 
 
Fonte importante de Vitamina A
 
Ovos 
 
Vitaminas A, D, K e do complexo B e Ferro.
 
Frutas Cítricas (Laranja, Limão e acerola, abacaxi) 
 
Importante fonte de vitamina C. 
 
Fígado Bovino
 
Zinco, vitamina do complexo B, vitamina D e Ferro. 
 
Esses são alguns alimentos indispensáveis para uma suplementação natural. Mas aí vai uma dica de ouro: Fique de olho na cor do seu prato. A grande variedade de cores no prato na hora de comer também tem um significado muito importante para a saúde, assim é possível aumentar o valor nutricional da refeição. Quanto mais cor, mais nutrientes estarão sendo absorvidos. 
 
O ideal é sempre buscar um equilíbrio na alimentação e em caso de necessidade, não exitar em buscar ajuda de um profissional, e caso seja prescrito por um especialista é possível usar a suplementação como um aliado, tudo para cuidar melhor do bem mais precioso para todos: A SAÚDE!
 
 
IPOG - Instituto de Pós Graduação 
 
Visite a sede na Av. Rio Madeira, 2759, Embratel, Porto Velho - RO ou www.ipog.edu.br 
 
 
Envie um e-mail para portovelho@ipog.edu.br
 
Instagram: @ipogportovelho
 
Direito ao esquecimento

MAIS DESTAQUES EMPRESARIAIS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS