PORTO VELHO SHOPPING: Jogos e experimentos tratam das questões do uso de energia

A exposição aborda o efeito dos investimentos da distribuidora para levar energia limpa e de qualidade para todos os rondonienses

PORTO VELHO SHOPPING: Jogos e experimentos tratam das questões do uso de energia

Foto: Divulgação

O Porto velho Shopping tem mais uma novidade gratuita para a população da capital e interior do estado. O empreendimento está sediando a exposição interativa Energisa Expo.
 
Realizada pela distribuidora elétrica Energisa até o dia 10 de janeiro de 2022, em comemoração de três anos da empresa em Rondônia, a ação reúne jogos e experimentos científicos para promover a conscientização sobre o uso seguro e a economia de energia elétrica.
 
"A sustentabilidade é um dos pilares da Ancar Ivanhoe que está sempre atenta ao assunto e buscando cada vez mais formas de reduzir o impacto ambiental nos locais em que faz parte. Para o Porto Velho Shopping é uma satisfação contarmos com parceiros que compartilhem dos mesmos pensamentos e visão de mundo. O debate e exposição de projetos em torno de assuntos como o uso consciente de energia elétrica é fundamental, ainda mais aqui no Brasil, que a maior parte da produção de energia é gerada por usinas hidrelétricas, através da exploração fluvial”, comenta o superintendente do Porto Velho Shopping, Cássio Mendonça.
 
A exposição aborda ainda, de forma lúdica e didática, o efeito dos investimentos da distribuidora para levar energia limpa e de qualidade para todos os rondonienses, inclusive as mais de 200 mil pessoas que não tinham acesso à eletricidade no estado.
 
“Preparamos essa ação com muito cuidado. Os experimentos e jogos têm monitores para ajudar os visitantes e cuidar da segurança contra a Covid-19. Não podemos descuidar, principalmente nesse momento em que a doença volta a nos assustar”, afirma o diretor presidente da Energisa em Rondônia, André Theobald.
 
Um dos destaques da Energisa Expo é o “Descarbonômetro”, jogo interativo para mostrar a evolução do maior programa de descarbonização promovido no setor elétrico brasileiro. Rondônia é líder desse projeto, com a desativação de 13 termoelétricas no estado até 2022.  A estimativa é evitar a emissão de 293 mil toneladas de CO² na atmosfera.
 
Crianças e adultos vão poder testar seus conhecimentos sobre o consumo consciente e a segurança com a rede elétrica no “Jogo do Sim ou Não”. Cada resposta é marcada pelo jogador em um piso interativo e muito colorido.
 
Já pensou em gerar energia elétrica com algumas pedaladas na bicicleta e ainda queimar calorias? Com a “Bicicleta Geradora”, o público irá conseguir. Esse e outros experimentos mostram as fontes para produzir eletricidade, como por exemplo, a motriz, eólica e fotovoltaica.
 
Os participantes da exposição também poderão ver na prática como funcionam alguns princípios físicos. A máquina de condutividade demonstra como materiais como ouro, cobre e tungstênio podem transmitir energia. Todos terão a possibilidade de aprender com o “Gerador de Van de Graaff” sobre o funcionamento de descargas eletrostáticas, a eletrização por atrito e o funcionamento de para-raios.
 
 
Direito ao esquecimento

Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para governador de Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS DESTAQUES EMPRESARIAIS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS