PARCERIAS: Rondonienses e Bolivianos se reúnem para tratar de comércio exterior

Na ocasião foi assinado um acordo comercial para aumentar as trocas entre os dois países

PARCERIAS: Rondonienses e Bolivianos se reúnem para tratar de comércio exterior

Foto: Divulgação

A Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo – Fecomércio Rondônia – participa nesta semana do 1º Encontro Público-Privado Entre Autoridades e Empresários Bolivianos e rondonienses, realizado na cidade de Cochabamba, que tem como pauta acordos para a cooperação comercial entre os países vizinhos. 
 
O encontro tem como foco discussões sobre oportunidades comerciais e integração através da Hidrovia Ichilo-Mamoré - cuja rotarecortará cidades bolivianas até chegar em Guayaramerín, na fronteira com o Brasil. 
 
Entre as ações previstas para o encontro está a assinatura do acordo comercial entre a Fecomércio Rondônia e a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Cochabamba (ICAM), que pretende estimular uma integração econômica e cultural entre Brasil e Bolívia.
 
O Vice-Presidente da Fecomércio RO, Júlio Gasparelo, e o Presidente do ICAM, Ramon Daza, acreditam na importância desse encontro para fortalecer o comércio exterior entre as cidades bolivianas, Cochabamba e Beni, e o estado brasileiro de Rondônia.
 
“Existem vários produtos que Rondônia precisa e vice-versa. Está presente também neste encontro o Governo de Rondônia, que vai ajudar a fortalecer a infraestrutura para que isso seja possível”, destaca o representante da Fecomércio RO no evento, Júlio Gasparelo. 
 
Além das entidades citadas, o Governo do Estado de Rondônia também está representada no encontro através do Superintendente de Desenvolvimento Econômico e infraestrutura - SEDI, Sérgio Gonçalves. Para ele, esse evento tem a intenção de somar forças com os dois governos – brasileiro e boliviano -no intuito de uma maior utilização da Hidrovia Ichilo - Mamoré.
 
“Para o estado de Rondônia é muito importante esse início de interlocução. O governo de Cochabamba tem muito interesse nas trocas comerciais com o nosso Estado e estamos dialogando sobre as possibilidades e próximos passos”, afirmou Sérgio.  
 
Para o governador de Cochabamba, Humberto Sanchez, as negociações referentes ao intercâmbio comercial, cultural e produtivo em torno da Hidrovia Ichilo-Mamoré estão caminhando de maneira positiva e próspera.
 
“É uma grande alegria esse encontro de empresários de Rondônia e os cochabambinos bolivianos. Esperamos ao final do encontro chegar a alguns acordos comerciais”, comenta Sanchez.
 
A expectativa geral dos participantes é que este primeiro encontro público-privado entre os empresários e autoridades de Cochabamba, Beni e Rondônia possa abrir muitas oportunidades comerciais entre Bolívia e Brasil. 

Galeria de Fotos da Notícia

PARCERIAS: Rondonienses e Bolivianos se reúnem para tratar de comércio exterior

Direito ao esquecimento

Você concorda que a avenida 7 de Setembro, no centro de Porto Velho, seja de mão dupla?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública. Vote quantas vezes quiser!

MAIS DESTAQUES EMPRESARIAIS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS