SAÚDE BUCAL: Implantodontia e Impressão 3D na Restore Odontologia

Moderna, precisa e minimamente invasiva técnica em implantodontia já é realidade em Ariquemes e região

SAÚDE BUCAL: Implantodontia e Impressão 3D na Restore Odontologia

Foto: Divulgação

 

A Cirurgiã Dentista e Implantodontista Roberta Cordeiro Cabral realizou com sucesso uma cirurgia de implantes dentários com uso de guia cirúrgico a partir de impressão 3D, com planejamento e fabricação 100% rondonienses. Todo o planejamento, a fabricação do guia cirúrgico e a intervenção foram realizados em conjunto com a Dra. Renata T. B. Bordignon, proprietária da Clínica Raio 3D, na cidade de Ariquemes (RO).

 

Dras. Roberta Cordeiro Cabral e Renata T.B. Bordignon

 
A cirurgia guiada se trata de um procedimento revolucionário, em que um guia cirúrgico 3D orienta com exatidão o posicionamento e ângulo de cada implante dentário. Ela possibilita, por exemplo, cirurgias sem incisões (cortes com bisturi) e nem ao menos suturas, já que as perfurações são feitas apenas com a broca.
 
A precisão do posicionamento do implante também facilita a parte protética, pois diminui a chance de erros, melhorando o aspecto estético, higiênico e mecânico da prótese. Outra possibilidade incrível é a fabricação prévia das próteses, de forma que o paciente saia reabilitado logo após a primeira intervenção.
 
 
 
 
A Dra. Roberta Cordeiro explica que o uso de guias cirúrgicos impressos em impressoras 3D para implantodontia é uma técnica que garante maior precisão no posicionamento dos elementos, a partir de uma cirurgia menos invasiva, com menor duração e considerável diminuição do risco cirúrgico.
 
Cada caso tem sua individualidade e através dessa técnica o risco de implantes mal posicionados é reduzido pelo fato de o guia cirúrgico seguir um planejamento formulado em cima de escaneamento intraoral, substituindo as moldagens, exame tomográfico e impressão 3D devidamente padronizada. A satisfação do paciente é muito alta, pois o tempo de cadeira diminui consideravelmente. A cirurgia em si é minimamente invasiva e o pós-operatório muito menos incômodo, comparado à técnica tradicional”, ressalta a Implantodontista.
 
Segundo Dra. Renata T. B. Bordignon, responsável pelos exames, auxílio no planejamento do caso e impressão do guia cirúrgico, a grande vantagem dessa técnica está no planejamento prévio exaustivo e detalhado do caso. 
 
“O avanço da tecnologia em exames de imagem, especialmente a tomografia computadorizada e o escaneamento intraoral, aliado com softwares especializados e modernos, é possível grande precisão do planejamento do caso e do resultado final do tratamento”, afirma.
 
 
Guia cirúrgico: grande aliado do implantodondista
 
 
Apesar dos guias cirúrgicos impressos com tecnologia 3D serem um grande aliado no momento da intervenção, a experiência e visão do implantodontista são fundamentais para o sucesso do caso. O posicionamento dos implantes, tipo e desenho do implante, entre outros detalhes, são definidos pelo implantodontista no momento da avaliação prévia ao procedimento, sendo, portanto, um trabalho em equipe altamente especializado. 
 
Após esse primeiro caso, registrado em 23 de outubro de 2020, a Dra. Roberta Cordeiro Cabral realizou outros diversos casos de implantes com o uso de guias cirúrgicas a partir de impressão 3D. O mundo digital chegou de vez na implantodontia, melhorando a segurança, velocidade e conforto nos tratamentos dentários. 
 
 
Serviço:
 
Caso tenha interesse neste e outros tratamentos dentários, procure a Dra. Roberta Cordeiro Cabral, na Clínica Restore Odontologia, localizada na Avenida Jamari, nº 3.122, setor Áreas especiais, na cidade de Ariquemes (RO). Os telefones: (69) 3535-2905 / (69) 984456215.
Direito ao esquecimento

MAIS DESTAQUES EMPRESARIAIS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS