Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
De acordo com atual Grão Mestre da Glomaron, Aldino Brasil de Souza, essa será uma obra que deverá depender da aceitação da população, pois será construída através de doações que serão obtidas em ações que a Grande Loja irá promover.
A Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (Glomaron), localizada em Porto Velho, elaborou e estará entregando o projeto da Casa de Apoio Filhos de Hiram, que atenderá pacientes e familiares oriundos de outros municípios e Estados, que estarão em tratamento no Hospital de Câncer da Amazônia, que já está em construção em Porto Velho. No dia 24 de junho a Glomaron vai fazer o lançamento da pedra fundamental com previsão de início das obras em setembro.
De acordo com atual Grão Mestre da Glomaron, Aldino Brasil de Souza, essa será uma obra que deverá depender da aceitação da população, pois será construída através de doações que serão obtidas em ações que a Grande Loja irá promover. Depois de iniciada as obras não tem uma previsão certa da entrega da Casa.
“Sem previsão para ficar pronta, a gente vai fazer o lançamento da pedra fundamental no dia 24 de junho, às 09h da manhã, lá mesmo no terreno, e em setembro inicia as obras, agora, a conclusão vai depender das doações. Temos vários eventos programados. Tendo dinheiro em caixa faz, acabou o dinheiro a obra pára. Pode ser que termine rápido, pode ser que demore, porém dentro da nossa programação seriam dois anos e meio. Devemos terminar a casa quando Barretos terminar a sua última ala, que é a ala infantil lá do fundo. A ideia deles é começar a operar em setembro aquela parte da frente que está praticamente pronto. Vai depender da população”, disse Aldino Brasil.
Trabalho vai ocorrer igual acontece no município de Cacoal, onde a Glomaron angariou todos recursos para a construção da Casa de Apoio São Daniel Comboni, atráves de leilões ou eventos sociais promovidos pelas suas Lojas Maçônicas, assim como o apoio da classe empresarial. A direção da casa é feita por membros da maçonaria, de forma transparente e voluntária.
A Casa de Apoio Filhos de Hiram é uma entidade sem fins lucrativos, e será construída ao lado do Hospital de Câncer da Amazônia, e oferecerá hospedagem aos pacientes de outros municípios ou estados, que virão em tratamento para esta unidade de saúde. E oferecerá um ambiente de repouso com muito conforto e de forma gratuita àqueles que lutam contra o Câncer.
A construção em 2 pisos terá um total de 2.842,10m³, com 53 apartamentos. A ideia foi conceber uma arquitetura que una o funcional ao conforto, para que todos os pacientes sintam-se bem instalados neste momento em que procuram por apoio e atenção.
Questionado sobre a concepção da ideia da criação da Casa de Apoio, o Grão Mestre explicou:
“Como a fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Câncer de Barretos, resolveu construir no km 17 da BR 364, é um pouquinho longe para as pessoas se hospedarem em Porto Velho e se deslocarem de táxi, nós tivemos a ideia de cria essa Casa de Apoio para atender essas pessoas. A ideia de Barretos é atender toda a região da Amazônia Ocidental, então se alguém lá de Amapa ou de Roraima pedir uma vaga lá em Barretos, eles vão colocar direto em Porto Velho, que vai virar um pólo concentrador de Câncer do próprio hospital de Barretos. Então vai vir gente de todos os cantos; do Acre, do Amazonas, Roraima e Amapá, e acredito, com certeza, tambem da Bolívia e do Peru. Devido a distância e a dificuldade que essas pessoas terão que se teve a ideia de construir essa casa de apoio. Na realidade a gente fala que a grande loja é apenas a idealizadora, mas a obra, a campanha é da população do Estado de Rondônia”
Mais informações com todos os detalhes da construção da Casa de Apoio Filhos de Hiram, assim como o apoio para doações pode ser conferido no link www.glomaron.org.br/casadeapoio
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!