Zerar analfabetismo em Rondônia é prioridade, diz presidente da Fiero

sem embed

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A declaração foi feita pelo presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, na reunião do Comitê Técnico Movimento Rondônia Pela Educação, realizada nesta terça-feira, 18, quando foi apresentado o projeto Rondônia Alfabetizado, cuja meta é zerar o analfabetismo no estado.

Além do presidente Marcelo Thomé, a reunião contou com a participação da coordenadora do Movimento Rondônia Pela Educação, Raquel Volpato Serbino, do coordenador executivo do Movimento, Edgar Teixeira e membros efetivos do Comitê Técnico do Movimento Rondônia pela Educação.
 
Nesta reunião, dois grupos de trabalho apresentaram, respectivamente, o Programa Combate ao Analfabetismo Funcional e Escolar (Cafe) e o Programa Rondônia Alfabetizado. O primeiro tem como meta melhorar a qualidade da educação para atingir 100 % das escolas de Educação Básica de Rondônia com nível adequado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
 
Quanto ao Programa Rondônia Alfabetizado, doutora Raquel Serbino ressaltou como fundamental a preparação de um projeto de mobilização para Chamada Escolar no segundo semestre para o Educação de Jovens e Adultos (EJA). A definição do público de analfabetos a serem atendidos e o projeto a ser aplicado a cada público.
 
Foram apresentados os dados do analfabetismo em Porto Velho, conseguidos em parceria com o Tribunal de Contas e Semed. Outro ponto abordado foi a definição das escolas a serem escolhidas pelas instituições de ensino superior e a definição das ações comuns e institucionais individuais, assim como o reforço e recuperação escolar e formação de professores.
 
No ponto de vista do presidente da Fiero, Marcelo Thomé, o Programa Rondônia Alfabetizado é um projeto ambicioso e reiterou que como cidadão não é mais possível conviver com o analfabetismo.
 
“Cabe a nós resolvermos esse problema. É inadmissível que 11% da população de Rondônia seja analfabeta. Temos a possibilidade de zerar o analfabetismo no estado. Se conseguirmos minimizar o analfabetismo será um passo enorme, e colocar essas pessoas no mundo do conhecimento minimamente preparadas para inserção no processo de desenvolvimento do Estado. Vamos fazer essas mudanças. O Movimento ganhou essa dimensão de provocar e articular com ajuda das instituições de se indignar e mudar”, afirmou Thomé.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS DESTAQUES EMPRESARIAIS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS