BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Uma questão de justiça

COLUNA

03 de Março de 2020 às 14:17

Foto:

O vereador é uma figura emblemática. Seu aparecimento remonta o Império Romano, quando os dirigentes da época perceberam a necessidade de aproximar o governo da população. Atribui-se ao vereador, ou edil, como era chamado, a responsabilidade pela manutenção da ordem pública, a supervisão do comércio, do mercado, das provisões de água e alimentos. Ele também tinha outras atribuições, como a regulação das construções, do trânsito, do comércio, dentre outras atividades inerentes ao dia a dia dos cidadãos.

 

Você sabe o que é um vereador e o que ele faz? Ele é um agente politico importante, eleito pelo voto direto e secreto para defender os interesses da população junto ao poder público. Uma das principais tarefas do vereador é legislar. Não menos importante, também, é o seu papel como fiscal dos atos praticados pelo executivo municipal. Lamentavelmente, nem todos conhecem o papel e a importância do vereador para o município. Às vezes, nem o próprio vereador sabe a força que possui, negligenciando o exercício da função conquista nas urnas.

 

A ausência de conhecimento por parte de algumas pessoas de como deve agir um vereador, o tem colocado na berlinda da opinião público como alvo preferencial de críticas ácidas, atribuindo-lhe a responsabilidade por tudo de ruim que acontece no município, quando, na verdade, não é assim que as coisas funcionam. Muitos se esquecem de que o vereador tem limitações impostas pela Lei Orgânica do Município e pelas Constituições Estadual e Federal, não podendo ir além de sua competência para legislar, sob pena de suas ações redundarem inócuas.

 

Repito que não tenho vinculo politico com nenhum vereador. Igualmente não sou filiado a nenhum partido politico. Porém, se existe algo que me deixa extremamente desconfortável, é com injustiça. Por isso, faço questão de realçar o trabalho realizado pelos vereadores Aleks Palitot, Maurício Carvalho, pastor Edésio Fernandes, Luan da TV, Cristiane Lopes, Edwilson Negreiros, presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, dentre outros parlamentares.

 

É impressionante o trabalho social desenvolvido pelo vereador Luan da TV, em parceria com o pai, deputado estadual Aécio da TV, por meio da destinação de recursos a entidades filantrópicas, resultado das economias com as despesas de gabinete. Só em 2019, foram economizados quase um milhão de reais. O dinheiro foi destinado à compra de um tomógrafo para atender o hospital João Paulo II. Isso sem falar na construção e ampliação de salas de aula e quadras de esportes.

 

Quando o assunto é defender os interesses da população, o vereador e pastor Edésio Fernandes é um Kirovets K 744 (um dos tratores mais poderosos do mundo). Em seu primeiro ano de mandato, foram mais de 18 mil pessoas atendidas com ações sociais, beneficiando bairros como Planalto, Terra Santa, Cascalheira, Planalto 2, Colônia Viçosa, Eletronorte, Cidade nova, Tiradentes, dentre outras localidades. Somem-se a isso os mais de três mil pedidos de providências. E o que dizer dos projetos de lei de sua autoria, versando sobre os mais diferentes assuntos. Citá-los, nem pensar. Não há espaço para tantos.

 

O vereador Aleks Palitot é outra máquina em termos de produção legislativa, capaz de matar de inveja e meter medo em muita gente metida a besta que não sabe fazer outra coisa a não ser destilar o veneno letal da cizânia e da discórdia, tentando prejudicar quem realmente trabalha pelo bem-estar da população.  

 

Muitos podem até não gostar do presidente Edwilson Negreiros. Respeito-os, mas pretender negar sua atuação parlamentar seria o mesmo que tentar tapar o sol com uma peneira. Foram mais de sessenta projetos de lei, dentre eles o que beneficia os taxistas com a unificação de tarifas e a redução de documentos para fins de renovação cadastral. Entidades filantrópicas e culturais foram beneficiadas com a Declaração de Utilidade Pública. Edwilson parece que é ligado a uma tomada de 220 volts. Não é fácil conciliar as atribuições de presidente com as atividades parlamentares.

 

A Câmara Municipal de Porto Velho, por intermédio pessoal de seus vereadores, tem dado importante contribuição no que diz respeito à resolução de problemas diversos que afligem a população portovelhense. Reconhecer o papel de cada um deles, não é apenas uma questão de coerência, mas, também, de justiça.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS