BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Investigar é preciso

COLUNA

30 de Maio de 2019 às 16:09

O prefeito Hildon Chaves caminha para seu terceiro ano de mandato no comando do município de Porto Velho. Nesse período, o tucano já enfrentou três pedidos de investigação e um quarto acaba de sair do forno. Não há registro de algo semelhante na história da politica local. Logo vão querer inscrevê-lo no livro dos recordes.

 

Até agora, todas as tentativas para apear doutor Hildon do palácio Tancredo Neves resultaram infrutíferas. Por enquanto, o placar continua favorável ao prefeito, que parece já ter-se acostumado com a ideia, tanto que encara o assunto com a maior naturalidade, provavelmente porque tem plena consciência de que não praticou nenhuma ilegalidade, ou, então, porque confia na sua base politica, ou, ainda, as duas coisas juntas.

 

Dessa vez, porém, para evitar eventuais medidas protelatórias, o autor da denúncia procurou cercar-se de um Mandado de Segurança, ou seja, uma vez instalado, quer que o processo passe por todas as fases, sem queimar etapas. Importa que a denúncia seja levada até as últimas consequências, doa em quem doer, alcance quem alcançar, magoe quem magoar. Nada de embromação. E ponto final.

 

Mais uma vez, o destino politico do prefeito Hildon Chaves está nas mãos do Poder Legislativo. O plenário precisa mostrar que está conectado com as verdadeiras aspirações do povo, seguindo fielmente o que dizem as leis e obedecendo às normas maiores de natureza ética. O que deseja a população é que se não repitam atitudes condenáveis do passado, e que os fatos apontados sejam devidamente esclarecidos.

 

Não custa lembrar que, no próximo ano, haverá eleições para prefeito e vereadores. Optar pelo caminho mais fácil, hoje, pode significar o ostracismo amanhã. A decisão da Câmara precisa basear-se em critérios legais e técnicos, como é do dever da Casa. A eleição do presidente Jair Bolsonaro marcou o fim de um estágio reducionista do “toma-lá-dá-cá” para tratar em outro nível dos temas que devem ser colocados além do jogo político e do embate entre situação e oposição. Até que se prove o contrário, o prefeito Hildon Chaves é um cidadão probo, merecedor, portanto, do respeito de seus concidadãos. Isso não quer dizer que eventuais denúncias contra seu governo não possam ser investigadas pelos organismos competentes, dentre eles, o Poder Legislativo.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS