Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
É provável que Rondônia entre em cadeia nacional, no próximo domingo. Tudo indica que a equipe do Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão dedicará alguns minutos da sua preciosa programação não para mostrar as riquezas naturais da nossa terra, a exuberância e a diversidade da nossa floresta e a colhida do nosso povo, como era lícito imaginar. De jeito nenhum! O alvo da reportagem seria o vazamento de uma gravação clandestina cujo conteúdo causa nojo e indignação.
Alguns podem até reclamar, dizendo que a emissora só mostra os aspectos ruins do Estado. Discordo. Já vi muitas reportagens positivas. A emissora só estará fazendo o seu papel, que é noticiar os fatos, como se deram e por que se deram. A verdade precisa ser dita, sempre. A qualidade da nossa representação política – com pouquíssimas exceções – está entre as piores do Brasil. No senado, nem falar. Convém o eleitor tomar consciência e lutar para inverter essa situação. O resto é conversa afiada para boi dormir.
Nos últimos tempos, e os exemplos estão aí, indesmentíveis, parece que legislar virou sinônimo de barganhar, instrumento para acomodar apaniguados e cabos eleitorais em cargos públicos, ou, ainda, construir fortunas a custa do erário. Ainda bem que os órgãos de fiscalização (Ministérios Públicos Federal e Estadual, a Polícia Federal e os Tribunais de Contas) estão com os bisturis afiados, sempre prontos para erradicar eventuais cancros purulentos, que infectam setores da administração pública.
Pode ter certeza de uma coisa, a TV Globo não vai noticiar nenhuma mentira, nenhuma informação falsa, nada do que já foi escancarado pela imprensa local. Seja bem vinda Rede Globo. E pode ficar um pouco mais, pois há muita sujeira que precisa ser retirada debaixo do tapete. Muitos dizem que amam essa terra, mas poucos são os que a respeitam, principalmente, aquele eleitor canalha, que não pensa duas vezes antes de negociar seu voto por qualquer prebenda, mandando para as casas legislativas pessoas despreparadas, cuja visão não vai além dos próprios e escusos interesses, enquanto a maioria da população continua vivendo no charco, cercada de buracos por todos os lados, enfrentando filas enormes para conseguir uma consulta nas unidades de saúde e sendo obrigada a conviver com uma violência sem limites. Rondônia voltará à mídia nacional, novamente. Que vergonha!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!