Não confundir interdependência com subserviência

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os recentes acontecimentos políticos de Rondônia, se não são tudo, podem dar boa ideia de como será a campanha eleitoral para o governo do Estado e demais cargos eletivos que estarão em jogo no próximo mês de outubro.

 

Houve até que imaginasse que as forças políticas já se tinham compostas para a disputa. Algumas alianças pareciam ter chegado a uma definição, mesmo se formadas por personagens que, como a água e o azeite, não se podem misturar.

 

Mas, em Rondônia, como de resto Brasil a fora, política se faz com boas doses de pragmatismo, trairagem e chantagem. É bem verdade que nem todos os políticos compactuam com a política do é dando que se recebe; do Mateus, primeiro os meus, e do toma-lá-dá-cá, onde o que menos importa é a coincidência de pontos de vista, desde que o esquecimento de princípios e propósitos concorra para amealhar votos.

 

Uma vez eleitos, parece irrelevante a interpretação que alguns têm de seu papel, do sistema político e das necessidades da população, comportando-se como meninos de recado do chefe do executivo, em vez de legítimos representantes do povo que os elegeu.

 

Em discurso, proferido na sessão plenária de quarta-feira (7), o deputado estadual Aélcio da TV, destacou a importância da harmonia e interdependência entre os poderes. Falou com autoridade de quem não indicou um zelador para cargo na administração estadual.

 

Infelizmente, o que se tem observado é o absoluto desprezo por essa regra. A experiência nacional sempre revelou certa preponderância do Executivo sobre os demais poderes, especialmente o Legislativo, como se este fosse uma extensão daquele.

 

Alguns políticos enchem a boca para falar em cidadania. Outros recheiam os discursos de intenções moralizadoras, mas a realidade está muito distante disso. Os fatos falam por si sós. A cada movimento no xadrez político é notório o afã incansável de apropriar-se do aparelho administrativo, para finalidades que jamais poderão aparecer à luz do sol.

 

Depois, os políticos ficam fulos da vida quando o eleitor, plenamente justificado, resolve virar-lhes às costas. Não são poucos os que insistem em confundir interdependência entre os poderes com subserviência.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS