O turno das ilusões ou da mudança? – Por Valdemir Caldas

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Chegamos ao segundo turno. A disputa eleitoral pela prefeitura de Porto Velho continua em curso. Agora são apenas dois concorrentes: Léo Moraes (PTB) e Hildon Chaves (PSDB). Muitos falam em nova eleição. Entretanto, ainda que o pleito possa desdobrar-se em mais de um turno, a eleição é única. Não é pelo fato de nenhum dos candidatos ter alcançado a maioria prevista na legislação que a eleição é diferente.

Ao contrário do que muitos pensam, contudo, o segundo turno não nivela os candidatos. O jogo não começa com o placar de zero a zero. Em certo momento, é possível até que se chegue a esse resultado, diante da hipótese de crescimento do segundo colocado (Léo Moraes) e de queda do primeiro (Hildon Chaves). Mas isso são apenas elucubrações. No fundo, é inegável a vantagem de quem chega na frente, sobretudo se a distância entre os concorrentes for considerável.

Não se tem dúvida de que a situação de Hildon é privilegiada. Afinal, ele sai com 57.954 votos, ou seja, 27,20%, enquanto seu oponente aparece com 55.656 votos, ou seja, 26,12%, embora a diferença (2.298 votos) não seja significativa a ponto de garantir-lhe a vitória. Léo pode, tranquilamente, reverter o quadro, dependendo, dentre outros fatores, do arco de alianças que conseguirá agregar e de sua postura no decorrer da campanha.

Indiscutivelmente, há um desejo latente de mudança no coração dos portovelhenses, cuja expressão traduziu-se no primeiro turno com quase 70% dos votos. Agora, tudo dependerá dos dois postulantes. É só cada um tomar cuidado para não cair nas inúmeras ciladas que ainda virão. Eleição se ganha e se perde na véspera. Uma pisada na bola é tudo vai por água abaixo. Os exemplos são fartos e estão ai fervilham na memória de muita gente, sobretudo na daqueles que disputaram um mandato eletivo. Nada de achar que a vitória está no papo. Chegamos, enfim, ao segundo turno. Para alguns, o turno das ilusões. Para outros, porém, o turno da mudança.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS