Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A força tarefa da operação Lava-Jato chegou à conclusão de que o ex-presidente Lula é o chefe da quadrilha que desviou milhões de reais dos cofres da Petrobrás.
No decorrer desta semana, a denúncia será apresentada ao juiz Sérgio Moro. Se o magistrado acolher os argumentos dos procuradores, Lula se tornará réu e será julgado. Detalhe: essa é apenas uma das ações contra o petista. Há outras em andamento.
Viajar para Curitiba não estava nos planos do ex-presidente. Isso era tudo que ele e seus advogados mais temiam. Lula sabe que, se cair nas mãos de Moro, terá o mesmo fim dos “companheiros” José Dirceu, João Vacari Neto, Nestor Ceveró, e do amigo e pecuarista José Carlos Bumlai.
Bumlai, como se sabe, é acusado de viabilizar um empréstimo de 12 milhões de reais no Banco Schahin para o PT em troca de um contrato de US$ 1,6 bilhão, sem licitação, com a Petrobras.
Dilma até que se esforçou para evitar que o petista caísse nas mãos de Moro, dando-lhe um salvo conduto de ministro, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a nomeação e Lula voltou a ser um cidadão comum, exceto, é claro, pela fortuna que teria acumulado nos oito anos como presidente da República.
Na semana passada, em uma de suas aparições teatrais, promovida pelo petismo, Lula tentou se defender das acusações. Em vez disso, investiu contra os procuradores da Lava Jato e membros da oposição. O ex-presidente ainda pediu aos petistas que saíssem às ruas vestindo vermelho – a cor do PT.
Quando estava à beira do cadafalso, o então presidente Collor desafiou aos seus seguidores que colorissem as ruas do país de verde e amarelo e o que se viu foi a população ostentando roupas pretas ou brancas. Foi a senha de que o Congresso Nacional precisava para escorraçá-lo do cargo.
Lula disse, também, que vai a pé para prisão se ficar provado que ele roubou. Lula pagou para ver – e verá.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!