Pedido de cassação de Mauro Nazif ficou para próxima semana

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quem aguardou para ouvir a leitura do pedido de cassação do prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), feito pelo ativista política Carlos Cadeira, na sessão de terça-feira (7), saiu frustrado do plenário da Câmara Municipal.

Alegando problemas pessoais, o presidente da casa, vereador Jurandir Bengala, disse que ainda não tinha conversando com os membros da mesa sobre o assunto, mas prometeu fazê-lo no decorrer desta semana.

Por lei, o presidente tem cinco dias úteis, após o recebimento da denúncia, para lê-la e despachá-la para avaliação e parecer de uma comissão especial, eleita na mesma sessão. O prazo termina segunda-feira (13).

VEJA TAMBÉM:

CIMCERO - Experiência arriscada? – Por Valdemir Caldas

Na sessão de terça-feira, porém, um aliado do prefeito perguntou ao presidente por que a denúncia contra Nazif não foi enviada ao Conselho de Ética, à semelhança do que aconteceu com o ex-vereador e atual deputado estadual Léo Moraes (PTB).

Respondendo, o vereador Édmo Ferreira, que é membro do Conselho, esclareceu que o colegiado não encontrou motivos plausíveis que justificassem a abertura de processo contra o ex-colega de parlamento e, por isso, resolveu arquivar a denúncia. Tanto estava certo o Conselho, disse Édmo, que o parlamentar foi absolvido da denúncia pela Justiça, com o que concordou o vereador José Iraci Macário (PSB), em aparte.

Édmo deveria ter dito ao porta-voz de Nazif que o rito para abertura de processo contra o prefeito não se aplica ao vereador. Verdade é que há uma legislação especifica sobre o assunto. Trata-se da lei nº. 1.162, de 22 de julho de 1994. No caso de denúncia contra parlamentar, cabe ao Conselho de Ética à competência de instruir o processo e propor punições.

De duas uma: ou o aliado do prefeito desconhece o rito processual, ou, ainda, fingiu desconhecê-lo, ou, ainda, pretendeu subestimar a inteligência das pessoas. Independente das opções, acabou passando atestado.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS