Pesquisa aponta mudança na composição da Câmara - Por Valdemir Caldas

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Instituto Phoenix acaba de tirar do forno uma pesquisa para a Câmara de Vereadores de Porto Velho, cujo resultado deve ter deixado muita gente de cabelo em pé. A pesquisa foi registrada no TRE/RO, sob o número 0674/2016, e publicada no site o Observador. Dos atuais 21 vereadores, apenas cinco aparecem entre os primeiros colocados: Alan Queiroz (PSDB), Everaldo Fogaça (PTB), Marcelo Reis (PSD), Ellis Regina (PC do B) e Márcio do Sintetuperon (PSB).

Em 2012, Marcelo Reis foi eleito o vereador mais votado de Porto Velho, com 4.537 votos, ou seja, 1,97%. Na pesquisa da Phoenix, ele aparece em 5º lugar, atrás de Luan da TV.

Eleito com 3.097 votos, portanto, o segundo colocado, o vereador Edwilson Negreiros desponta na 38ª posição na sondagem do Instituto. E o que dizer de Eduardo Rodrigues. Reeleito pelo PV, com 3.051, ou seja, 1,33%, hoje no PSB do prefeito Mauro Nazif, o ex-presidente da Câmara surge na 82ª colocação, com 0,26%.

Édmo Ferreira, o popular Dimdim, teve 2.881 votos nas eleições de 2012, quer dizer, 1,25%, chegando em 4º lugar. Curiosamente, ele não aparece entre os 106 que pontuaram na pesquisa do Instituto. Vale salientar que o reduto eleitoral de Dimdim, com é mais conhecido, é o distrito de União Bandeirante. 

A amigos, o ex-vereador e ex-deputado estadual Ramiro Negreiros costuma repetir que, no dia que disputar uma eleição e não tirar dois mil votos, muda-se de Porto Velho.

Impedido pela Justiça Eleitoral de concorrer em 2012, Ramiro indicou sua filha, a simpática Ana Maria Negreiros, que se elegeu vereadora com 2.323 votos, isto é, 1,01%. Em 2014, Ana tentou uma vaga para a Assembleia Legislativa de Rondônia, alcançando a 48ª posição, com 5.608. Na aferição da Phoenix, a odontóloga aparece em 27º lugar.

Se os números do Instituto Phoenix estiverem certos, haverá uma profunda mudança na composição da Câmara de Vereadores de Porto Velho, a partir de 2017. Até lá, muita água vai passar debaixo da ponta. Quem aparece no topo da lista pode descer. Quem está fora pode entrar. É esperar para ver o resultado dessa gangorra eleitoral nas urnas, que ainda é a pesquisa mais confiável.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS