ROSA ELI VIÊRO SARTURI – SANTIAGO, RS - ENTREVISTA
BIOGRAFIA
Sou gaúcha, natural de São Francisco de Assis-RS, mãe de menino, esposa, amo minha casa, viajar, conhecer novas culturas, ler, escrever, flores, natureza, animais, música e dança.
Sou bacharel em Administração de Empresas, especialização em Recursos Humanos, iniciei e não conclui cursos de Psicologia e Comércio Exterior, também sou Técnica em Contabilidade, e, apesar de iniciante, meu espírito sente-se poeta e escritor.
Trabalhei desde muito jovem no setor privado e também em instituições públicas como prefeitura e exatoria. Por quase 30 anos no Banco do Brasil, do qual desliguei-me em 2017.
ENTREVISTA
SELMO VASCONCELLOS: Quais suas outras atividades além de escrever?
ROSA ELI VIÊRO SARTURI -Minha atividade principal encerrei em 2017. Por ter vivido muitos anos longe da família, quis instalar-me novamente na cidade onde eles residem para convivências e auxílios, já que se encontravam em idades avançadas.... Por conta da pandemia alguns planos extras foram adiados. O falecimento repentino de meu pai em 2021, ainda é muito presente. Tenho minha mãe a qual dedico boa parte de meus dias. Participo de eventos culturais, como Feira do Livro em Porto Alegre, Santa Maria, saraus de poesia, entrevistas, participo de atividades no antigomobilismo, desenvolvo receitas sem glúten e sem lactose (sou Celíaca). De hobby ballet, ciclismo e decoração.
Viajo bastante atualmente, minha busca maior em inspiração para novos projetos.
SELMO VASCONCELLOS: Como surgiu seu interesse literário?
ROSA ELI VIÊRO SARTURI - As primeiras imagens que surgem em minha memória são de meu pai lendo. À época morávamos num sítio, não existia luz elétrica, ele sentava na cama ao lado de minha mãe, com a pequena lamparina acesa a seu lado, para a leitura do dia, já noite a dentro.Sempre vi ele lendo trechos de qualquer coisas para ela. Contava-nos que seu pai, não sabia ler, então, depois do jantar, sentavam-se em circulo para todos lerem e ele ouvir também. Dessa forma exercitavam a leitura e a convivência familiar. Da mesma forma a escrita, ele sempre gostou de escrever causos e versos rimados onde contava suas histórias e sua jornada de vida. Depois, no colégio sempre tive muitos incentivos por meus professores e amigos.
SELMO VASCONCELLOS: Quantos e quais os seus livros publicados?
ROSA ELI VIÊRO SARTURI - Minhas primeiras escritas foram com 14/15 anos, quando fui nomeada repórter de minha turma na 8a série, participando dos jornais escolares. Depois no BB sempre tive esse lado da escrita muito presente no desenvolvimento dos trabalhos em equipes. Recentemente reiniciei uma escrita mais direta e tenho participações em edições de livros de antologias como Infinitamente Mulher e Conte outra!?.
SELMO VASCONCELLOS: Quais impactos que propiciam atmosferas capazes de produzir poesias?
ROSA ELI VIÊRO SARTURI - Para mim a poesia está em todo lugar, depende do olhar. Especialmente a natureza, em sua forma primária, é fonte inesgotável de poesia. De outra forma, e talvez antagônica, grandes e fortes emoções (tanto boas como ruins), são formas latentes de poesias.
SELMO VASCONCELLOS: Quais os escritores e poetas que você admira?
ROSA ELI VIÊRO SARTURI - Admiro muitos escritores e às vezes, tenho o privilégio de conhecer outros, como Selmo Vasconcellos. Minhas primeiras leituras e inesquecíveis foram de Machado de Assis, pra mim o maior romancista. Também adoro Erico Veríssimo, Martha Medeiros, Fernando Pessoa. Em minha terra, Santiago, fonte inesgotável de escritores e poetas, alguns que admiro, Auri Antônio Sudati, Ronaldo Prestes Gomes e Ligia Rosso. Em Bonito-MS, um escritor muito querido A.C. Silveira Soares. Sou apaixonada pela história e escrita da americana Maya Angelou e a inglesa Jane Austen.
SELMO VASCONCELLOS: Qual mensagem de incentivo você daria para os novos poetas?
ROSA ELI VIÊRO SARTURI - A poesia é a descrição mais pura do sentimento. E sobre isso sempre vale a pena escrever, não importa se houver critica, a poesia se sobrepõe a qualquer sentimento ruim. Perto dela o coração abraça e o amor aparece. Faça, recite, ouça!
SELMO VASCONCELLOS: Qual é o seu grande objetivo no momento?
ROSA ELI VIÊRO SARTURI - Especialmente viver. No sentido mais amplo da palavra, viver em plenitude. Quando se está na segunda metade da vida, as metas e objetivos possuem uma outra visão. Mas o foco principal é seguramente, a genialidade de viver.
POESIAS
O ABRAÇO
Que o abraço seja forte, apertado, mas não sufoque. Deixe livre
Que seja carinhoso, amoroso, prazeiroso. Deixe saudades
Que venha d'alma, quimicamente puro
Que venha do coração, fortalece, encoraja, ampara.
Que seja meloso. Se o momento pede
Abraço de verão é breve, do frio, que não cesse!
Irmão abraça fraterno, incondicional
Paternal, maternal, não se esquece, é alimento
Abraço de filho, não é desse mundo. Não qualifico. Não explico. Sinto
E daquele amor, aquele, que cada um sente o seu. Mistura pura, emoção pura. Abraço que invade a paixão, o amor. Sem explicação.
Abraço de longe, também aquece, enobrece a alma e o coração.
*****
PARTIDAS
Não é possível
Que fique
Somente isso
Um soar de palavras
Um olhar perdido
Resquício de perfume
Onde ficam as flores?
A graça do riso?
Onde foram perdidos?
Os doces sonhos?
O retorno acontece?
Quem responde!!
Seria a vida
O encontro das águas
Da chuva na pedra
Que escoa sem pressa
Onde está você?
Procuro e não acho!
*****
TERNURA
Esqueça o tempo, esqueça o horário, a chuva lá fora
Esqueça as palavras, os gestos, o cheiro
Esqueça o barulho que ouviu, a paz que não teve
Por favor, esqueça.
Esqueça o coração partido, as horas cinzentas
Esqueça o pensamento insistente, conspirador
Esqueça a ruga na testa, os olhos inchados, o aperto no peito
Por favor, esqueça
Desafie o presente, dê-lhe a mão carinhosa, cheirosa
Respire deste breve passeio com olhar cintilante.
Respire o encontro da próxima batida de seu coração
Então respire.
E lembre-se de você, menina feliz, mulher de sucesso
Dos sonhos mais doces, da delicadeza
Lembre-se de você, das escolhas difíceis, ultrapassadas
Do sabor do café a cada manhã
Por favor, lembre-se.
Lembre-se de você!
Entrevista realizada na Casa da Cultura Ivan Marrocos – Porto Velho, RO – Março, 2023.