Momento Lítero Cultural - Por Selmo Vasconcellos

 

 

SILMO PRATA – RIO DE JANEIRO, RJ – ENTREVISTA
 
 
BIOGRAFIA
Escritor, jornalista, poeta, professor e militar aposentado.
Nasceu em 28 de fevereiro de 1960, no Rio de Janeiro.
Começou a escrever para jornais aos 10 anos quando junto com seu irmão, faziam historinhas para o jornal “O Jotinha”, tabloide voltado para crianças, do extinto O Jornal.
Escreveu para vários jornais e revistas da Zona Oeste e foi colaborador de revistas e Jornais do Rio.
Atualmente escreve para os jornais O Amarelinho Notícias, o Guarazão de Guaratiba e Jornal Eu Vi de Itaguaí.
Participou de várias coletâneas, foi premiado em concursos de crônicas e poesias.
Lançou seis livros.
“Perfis”, “Tempo que Segue” e “Poesias Adolescentes”; “Crônicas de um Carioca Manauara”, Poesias, Contos e Crônicas em tempos de pandemia 1 e 2.
Recebeu homenagem da ALERJ através do Deputado André Ceciliano pelo Dia Nacional da Poesia;
Recebeu Moção de Congratulação e Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, através do Vereador Paulo Messina, pelo trabalho desenvolvido na Educação, no Projeto Mais Educação;
Recebeu Moção de Congratulação e Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, através do Vereador Rogerio Rocal, pelo trabalho de divulgação cultural na Zona Oeste;
Recebeu a Comenda “Barão de Lucena”, da Sereníssima Casa Real Sefarad y Ducal de Lucena, pelo trabalho jornalístico na Zona Oeste.
Faz parte do Coletivo Cultural Rio da Prata, onde desenvolve junto com seu grupo, saraus culturais e artigos falando sobre a beleza do Rio da Prata e seus moradores.
Membro do ICC - Instituto Campograndense de Cultuar, como 1º secretário
Embaixador Imortal da Embaixada da Poesia de Casimiro de Abreu.
Membro da ALAZO – Academia de Letras e Artes da Zona Oeste, como 1º secretário.
 
Morou em São Paulo, Brasília, Porto Alegre e em Manaus, onde se considera um “carioca manauara”, tendo por lá muitos amigos e uma grande admiração pelo povo nortista, que sempre lhe recebeu de braços abertos. Já esteve no Pará (Belém), Rondônia (Porto Velho); Acre (Rio Branco) e Roraima (Boa Vista), onde também tem amigos.
 
ENTREVISTA
SELMO VASCONCELLOS - Quais as suas outras atividades, além de escrever?
SILMO PRATA - Sou Militar aposentado, Professor de matemática, Jornalista, Escritor, Poeta e participo de alguns grupos culturais como: CCRP - Coletivo Cultural Rio da Prata, ICC – Instituto Campograndense de Cultura e ALAZO Academia de Letras e Versos da Zona Oeste, que por sinal, minha cadeira chama-se: José Mauro de Vasconcelos.
 
SELMO VASCONCELLOS - Como surgiu seu interesse literário?
SILMO PRATA - Quando menino, aos 10 anos, participei de um tabloide voltado para as crianças no “O Jornal” (Rio de Janeiro), chamado O JOTINHA, onde enviava tirinhas com desenhos e frases, saí até na capa do jornal!
No ensino fundamental, criei com meu irmão e amigos o Jornal URGENTE, na Escola Municipal Getúlio Vargas, em Bangu, que foi inclusive proibido pela diretora da época, onde fazia sátira do dia a dia da escola. No ensino médio criei o Jornal Turma do Pré, na extinto Colégio Professor Casanova, em Realengo, depois disso participei como colunista em jornais do Rio e em Manaus.
Sempre gostei de escrever, principalmente poesias, contos e crônicas.
 
SELMO VASCONCELLOS - Quantos e quais os seus livros publicados?
SILMO PRATA - Estou indo para o sétimo livro!
Participei de várias coletâneas até conseguir publicar o meu primeiro livro que foi: “Perfis!” (Agbook - 2013).
Em 2015 lancei pela livraria Edital, o livro: “Tempo que segue”.
Em 2016 – pela Agbook, “Poesias Adolescentes”.
Em 2019, pela Editora Futurama, na Bienal do Livro, lancei o livro: “Crônicas de um Carioca Manauara”, que me rendeu um lançamento em Manaus, patrocinado pela Sorveteria Glacial, pois cito a mesma no meu livro.
Este livro por sinal é o meu xodó, pois já ganhei dois prêmios com ele: Prêmio Reflexo Literário – Editora Ascensão – Como melhor livro de Crônicas e, na 1ª Mostra de Poesias do Colégio Estadual Collecchio, em Bangu, como autor revelação, sendo meu livro inclusive adquirido para ser trabalhado em sala de aula, através da Diretora Adjunta Leila da Penha. Duas outras escolas também
trabalharam o meu livro em sala de aula: Escola Professor Raja Gabaglia, em Campo Grande, através do Professor Will Tom e CIEP Ministro Marcos Freire, em Sepetiba, através da Professora Sônia Boto.
Este livro faz parte de várias bibliotecas do Rio de Janeiro e da Biblioteca Municipal de Manaus.
Em 2020, em plena pandemia, lancei o livro: “Poesias, contos e crônicas em tempos de pandemia” – Consórcio CCRP.
Em 2021, lancei o livro: “Poesias, contos e crônicas em tempos de pandemia 2 (O mundo sendo vacinado)” – Consórcio CCRP.
Em breve estarei lançando o meu novo livro: “Quando as máscaras caem” 3º livro da trilogia “Poesias, contos e crônicas em tempos de pandemia.
 
SELMO VASCONCELLOS - Qual (is) o(s) impacto(s) que propicia(m) atmosfera(s) capaz(es) de produzir literatura?
SILMO PRATA - Para mim, produzir literatura é colocar no papel a minha visão sobre o mundo, expressar meus sentimentos, refletindo sobre o modo de ver a vida e assim tentar criar a identidade cultural do nosso país.
Tento estabelecer uma ponte entre o autor e o leitor, construindo narrativas para que o leitor possa se sentir dentro do imaginário descrito em meus livros.
 
SELMO VASCONCELLOS - Quais os escritores e poetas que você admira?
SILMO PRATA - Machado de Assis; Fernado Veríssimo; Stanislau Ponte Preta; Maria Clara Machado; José Mauro de Vasconcelos.
 
SELMO VASCONCELLOS - Qual mensagem de incentivo você daria para os novos escritores?
SILMO PRATA - Primeiro você tem que acreditar em você, acredite! Você pode tudo! Depois leia bastante e escreva bastante até chegar ao ponto de não querer mais parar de ler e escrever.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS