Momento Lítero Cultural - Por Selmo Vasconcellos

 

 

ENTREVISTA  HISTÓRICA  com   DIONÍSIO  XAVIER  da  SILVEIRA “Seu DIÓ” (EM  MEMÓRIA), realizada em 03 de Dezembro de 1992.

Momento Lítero Cultural , Jornal Alto Madeira.

Por: Selmo Vasconcellos e saudoso José Ailton Ferreira “Bahia”

 

Acreano de Rio Branco, educação secundária, nascido no dia 7 de outubro de 1925, foi Secretário da Câmara Municipal de Porto Velho na Primeira Legislatura. É Cidadão Honorário de Porto Velho, Título concedido pela Câmara Municipal.

 

M.L.C. – O QUE É TREVA NO BRASIL HOJE?
DIONÍSIO  XAVIER  da  SILVEIRA
– A pergunta é lata, como lato é o conceito de treva. Tomarei treva como sendo sinônimo de ignorância. Treva de hoje no Brasil é a mesma treva da história da humanidade. Isto porque a ignorância cobre as massas da mesma maneira com que seu contrario a ciência é apanágio das elites.

Essa disposição do saber é mantida com rigoroso critério pelos donos do poder. Pois, só dessa forma mantêm seus privilégios.

O povo ignora o porque dos acontecimentos sociais, mas a elite, porque sabe de tudo, mascara a informação para manter seu domínio.

Daí o cuidado com os que sacerdotes e os doutores cercam as coisas do saber. Treva também é escuridão. Nesse particular no Brasil a escuridão nunca foi completa, mesmo nos eclipses total do sol e da lua.

 

M.L.C. – O BRASIL TEM FUTURO ? ESTÁ TENDO PRESENTE?

DIONÍSIO  XAVIER  da  SILVEIRA – O presente, passado e futuro são instantes da eternidade. Neste contexto o Brasil tem futuro, sim. Quando se tenta qualificar os instantes, o Brasil, continua tendo futuro.

 

M.L.C. – PARLAMENTARISMO, PRESIDENCIALISMO OU MONARQUIA ? POR QUE?

DIONÍSIO  XAVIER  da  SILVEIRA – República ou monarquia como face do Estado; presidencialismo ou parlamentarismo como sistema de governo, são apenas filigranas com que a burguesia mascara a abstração do poder. O que tem de ser mudado é o sistema econômico capaz de gerar as trocas sociais com maior distribuição da riqueza.

 

M.L.C. - FALE DOS FATOS POLÍTICOS QUE REPERCUTIRAM EM RONDÔNIA NAS DÉCADAS DE 50 ATÉ HOJE?

DIONÍSIO  XAVIER  da  SILVEIRA – Cobrindo as décadas de 50 a 70 o fato político mais importante em Rondônia foi a queda da oligarquia Aluizista. Fato conseguido pelo Partido Social Progressista – PSP.

 

M.L.C.  – IDEOLOGICAMENTE O SENHOR ACREDITA MAIS NOS BARBUDOS DAS DÉCADAS DE 60/70 OU NOS “CARAS PINTADAS” DOS ANOS 90?

DIONÍSIO  XAVIER  da  SILVEIRA  – Barbas hisurtas e caras pintadas são símbolos de uma mesma luta. A pureza do jovem contra a degradação do regime velho. O alfa versos ômega. A ideologia é dialética pode mudar a cada geração.

 

M.L.C. – O SENHOR É RELIGIOSO?

DIONÍSIO  XAVIER  da  SILVEIRA  – Não. 

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

N J Schaefer

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS