Momento Lítero Cultural - Por Selmo Vasconcellos

Momento Lítero Cultural - Por Selmo Vasconcellos

Foto: Divulgação

 

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA PARA VOCÊ? PARTE II

96 depoimentos extraídos do livro “Qual a importância da Biblioteca para você?”. Organizador: Selmo Vasconcellos, Editora Costelas Felinas (Cláudia Brino & Vieira Vivo), São Vicente/SP, 60 páginas, 2013.

 

Coluna dedicada ao Movimento Literário nas Favelas e Periferias (FAVELIVROS). Responsáveis: Professora VERÔNICA MARCÍLIO (Foto) e do Livreiro DEMÉZIO BATISTA, Estado do Rio de Janeiro.

1-SONIA SALES - SÃO PAULO / SP
Para poder explicar a importância da biblioteca para mim, vou lhe contar uma história:
Meu pai era grande intelectual e um dos mais respeitados juristas do Rio de Janeiro, com muitos livros de Direito publicados. Possuidor de uma belíssima biblioteca, ele tinha um método muito engraçado de me fazer livros de boa qualidade. Sempre os colocava nas estantes em duas fileiras, na da frente os que deveria ler, na de trás os proibidos. Como sabia que a minha curiosidade me faria ler exatamente os proibidos, lá escondia os melhores autores e os livros que serviriam para a minha formação. Assim, adquiri o hábito de ler e de uma forma divertida.
A Biblioteca, é um dos mais importantes meios para a formação de um caráter, escritor ou não, temos a obrigação de conhecer a nossa língua.

2-LUIZ DE AQUINO - GOIÂNIA / GO
É tão importante e indispensável quanto todo o equipamento da vida: estradas, ruas, rios, chuvas, sol e céu, praças e verde. Dir-me-ão os contestadores, os que adoram contradizer, que importante é o livro, e não a biblioteca; dir-lhes-ei eu que o livro é árvore; a biblioteca, a floresta. Individualmente, o livro é importantíssimo, tal como a árvore que nos dá frutos e sombras; a biblioteca nos dá a vida, tal como a floresta.
Há quem viva sem florestas? E sem bibliotecas? As pessoas menos avisadas (ou menos informadas; ou mal formadas) dirão que vivem, sim, sem florestas e sem bibliotecas. Mas as que lhes favorecem as vidas, facilitando-as, sabem muito bem que isso não é possível.

3-EURÍDICE PESSOA “HESPANHOL” - RIO DE JANEIRO / RJ
Uma Biblioteca para mim tem a importância de uma vela na escuridão. E dependendo do tamanho e do acervo, pode ser uma estrela, nesse nosso infinito cultural e apagado, onde o analfabetismo é real e funcional!

4-FIDÉLIA CASSANDRA - CAMPINA GRANDE / PB
Uma biblioteca é importante, pois guarda a alma, as descobertas e os segredos dos homens, mesmo depois que eles morrem.

5-FÁBIO FABRÍCIO FABRETTI - RIO DE JANEIRO / RJ
Uma biblioteca é uma cidade de pensamentos.

6-LUH OLIVEIRA - ILHÉUS / BA
Você é show, amigo! Sabe que estou lutando para que abra uma biblioteca numa das escolas públicas em que leciono? O Governo manda uns livros, mas não há local pra colocá-los, então ficam guardados. Fiquei indignada quando vi tantos livros interessantes guardados há anos sem nunca terem sido lidos! Depois da semana do livro este ano, estamos organizando um Círculo da leitura e tentando organizar uma biblioteca. Tudo a ver com o que você perguntou hoje.
A importância da Biblioteca? - Eu acredito que a Biblioteca seja o lugar onde há o encontro com o mundo inteiro. É um ambiente mágico em que livros e mais livros são nobres e querem fazer parte da nossa vida. Feliz daquele que pode ir a uma Biblioteca. Feliz da criança que tem uma biblioteca em sua escola. Ainda hoje via uma reportagem sobre uma biblioteca fundada no sertão da Bahia, num local humilde, mas que já transformou a vida dos moradores.
Então, pra mim, a Biblioteca é de suma importância para a cultura de um lugar.


7-ROGÉRIO SALGADO - BELO HORIZONTE / MG
Uma biblioteca sempre terá sua importância, pois é através de bibliotecas públicas e nacionais que se resguardam a história dos poetas e escritores de todos os tempos. Porém, muitos cultuam uma biblioteca caseira como bibelô ou enfeite, sem ter ao menos lido um exemplar da estante. Apesar de ter uma biblioteca em casa, da qual li praticamente todos os livros, em relação a poesia, por exemplo, prefiro-a fora da estante, sendo falada, gritada e recitada nas ruas, nas escolas, nas praças e onde mais se puder poetar com a força dos pulmões, do que vê-la estagnada numa estante.

8-NEUSA ZANIRATO - SÃO PAULO / SP
Biblioteca é um universo de cultura e sonhos, disponível para qualquer pessoa que tenha sede de saber, conhecer, reconhecer, aprender, sonhar, viajar... Não faz distinção de raça, credo, classe social ou posição política. É a história da vida, do mundo, é o conhecimento e a informação, o saber e a ficção, é a forma maior de democracia da aprendizagem.
Diria ainda mais, talvez por ser uma apaixonada por livros, que é um templo sagrado. Pudessem os governantes ter consciência da importância de uma biblioteca para cada comunidade, valorizá-la, enriquecê-la, dar o devido reconhecimento aos funcionários que a elas se dedicam e a preservam! Creio que assim ajudariam imensamente na formação de nossos jovens, na formação de uma geração mais consciente, informada e preparada para lutar por um mundo melhor, mais fraterno, um mundo de paz e solidariedade, de cultura e conhecimento.
Abraços, poetamigo, e parabéns por essa pesquisa!

9-ELIANE ACCIOLY FONSECA - SÃO PAULO / SP
Nasci numa biblioteca...literalmente, meu pai lia muito.
Meus avós também.
Minha mãe também lia, mas preferia o piano, o que não é de todo mal. (Risos).
Passei a vida cercada de livros.
Continuo com eles, e sem eles não sei viver.
Passei este hábito para minhas filhas e agora meus netos são apaixonados por livros.
Quando preciso saber acerca da Vida, da ligação do homem/mulher com o Cosmos, do Universo, do Amor é à Literatura que recorro.
Fico muito arrasada quando sei tantas pessoas no nosso Brasil sem acesso aos livros.
Livros são pão para a Alma e para o Corpo.Se quiser conversamos mais.

10-ANITA COSTA PRADO - SÃO PAULO / SP
Uma biblioteca é fonte de pesquisa, mesmo em tempos modernos, onde várias consultas literárias podem ser feitas via computador.
Por outro lado,é a possibilidade de leitura para quem não tem condições de adquirir esse ou aquele livro.
No entanto, não adianta a biblioteca em si; é preciso trazer mais e mais pessoas para dentro de suas dependências ou "levá-la", como é feito em alguns locais; em São Paulo, uma estação do metrô tem uma unidade-biblioteca.
Antes ou depois de pegar o trem, as pessoas passam lá e pegam os livros, ou mesmo devolvem os que já foram pegos e lidos.
Portanto, a importância da Biblioteca é inquestionável mas ela tem que se tornar atraente e estar próxima, cada vez mais próxima do leitor.
Abraços.

11-CISSA DE OLIVEIRA - CAMPINAS / SP
Oi Selmo!
Sobre a importância da biblioteca:
Pra mim a biblioteca é essencial, tanto para a pesquisa dentro da minha área de trabalho quanto na literatura.
No caso específico da literatura... a leitura é uma fonte imprescindível pra mim, que gosto de escrever.

12-NELSON TANGERINI - RIO DE JANEIRO / RJ
Selmo:
As bibliotecas não guardam só a história literária da humanidade. Elas guardam a História da Humanidade. Muitas delas vêm sendo destruídas, ao longo tempo, por regimes totalitários. Muita coisa se perdeu no Egito, em Portugal, Irã, no Afeganistão, na Alemanha nazista, no Iraque invadido, na América do Sul. A humanidade luta, enfim, para que esses tesouros não se percam".


13-REGINA LYRA - JOÃO PESSOA / PB
Selmo,
A Biblioteca tem uma importância indiscutível.
As pessoas vão em busca do conhecimento na fonte.
Os educadores orientam seus alunos a ida à Biblioteca
na procura dos livros que interessam e somam, promovendo
a vontade de ler, discutir, refletir, criticar com embasamento teórico.
Um lugar sem biblioteca é como um rio sem ponte.
Viva a leitura!

14-ROSANA AMORIM SCHOEPS - SANTO ANDRÉ / SP
Quantidade não é qualidade. Numa biblioteca temos os profissionais qualificados e com conhecimento de ferramentas de pesquisa, seja virtual ou física. Ter acesso não basta, é preciso ter técnica para encontrar aquilo que procurar ( os famosos "thesaurus" objeto de estudo dos bibliotecários) . O técnico em informática pode até criar programas mas quem carrega o conhecimento da lógica da pesquisa é o profissional bibliotecário, por isso sua importância em escala global ( na era da informação)


15-LILIAN MAIAL - RIO DE JANEIRO / RJ
É a perpetuação das viagens do homem em todas as suas dimensões.
Através das bibliotecas o homem deixa a sua trajetória.
 

 

Direito ao esquecimento

Com a chegada de Ivo Cassol, em quem você votaria para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS