Momento Lítero Cultural - Por Selmo Vasconcellos

Momento Lítero Cultural - Por Selmo Vasconcellos

Foto: Divulgação

LIVROS RECEBIDOS – LIVROS RECOMENDADOS

 

1-MUITO ALÉM DO FIM DO MUNDO

Coleção Viagens na Ficção – CHIADO BOOKS, Lisboa, Portugal, 2020. 350 páginas

O livro conta a saga de Kadir, um jovem príncipe beduíno, que abandona sua tribo para seguir os passos de um derviche andarilho do qual espera receber informações que o levem à Jannah, o Paraíso para os árabes. Segundo a tradição islâmica, o Paraíso fica na Montanha de Káf, muito alem do fim do mundo e só os santos e puros de coração podem chegar até ele. Nessa busca encontra personagens inusitados, entre eles uma jovem cigana que o acompanha em segredo e um guerreiro tuaregue, a quem o destino pôs em seus caminhos. À medida que vão encontrando outros personagens e reconhecendo uns aos outros mais mistérios e lendas do deserto vão sendo revelados. Durante a jornada são perturbados pelos jhins, desviados dos caminhos por cânions e cavernas encantadas até encontrarem pistas do Simorgh, misterioso pássaro guardião do Paraíso que pode metamorfosear-se e atuar em diversas realidades. Muito além do fim do mundo é uma aventura que pretende refletir sobre a razão das escolhas e as consequências que enfrentamos por cada uma delas. O eu nos leva a perseverar ou o que nos leva a mudar totalmente o rumo e a dançar livremente ao ritmo do universo?

Autora: R.B.R.BARRETO – Socióloga e Doutora em Educação (para a compra do livro, contatar com a autora pelo Facebook)

2-FAZENDA BANGU – A JÓIA DO SERTÃO CARIOCA

 Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos – Centro Cultural da Região de Bangu – Museu de Bangu – História, Rio de Janeiro, RJ, 2020. 306 páginas.

“Eu derramei lágrimas amargas quando nós deixamos Bangu e eu nunca esquecerei o ultimo olhar para a grande e solitária casa na montanha e para a querida Cesária, soluçando amargamente enquanto nós subíamos na carruagem que nos levaria a Realengo, onde nós pegaríamos o trem para o Rio. Mas eu não me lembro de deixar o Rio...”

Meu bisavô JÚLIO PINAGÉ foi citado na página 152 (em 1907 já residia em Bangu e meu tio José Mauro de Vasconcellos também citado na página 258.

Autores: PAULO VITOR BRAGA DA SILVA e BENEVENUTO ROVERE NETO ( para a compra do livro, contatar com os autores pelo Facebook).

3-PARIS E SEUS POETAS VISIONÁRIOS

Biografia de Escritores Franceses – Imprece – Impressora do Ceará, Fortaleza, 2001. 480 páginas.

François Villon, Pierre de Ronsard, André Chénier, Victor Hugo, Alfred de Musset, Gérard de Nerval, Théophile Gautier, Charles Baudelaire, Conde de Lautréamont, Verlaine e Rimbaud, Stéphane Mallarmé, Paul Valéry, Guillaume Apollinaire, André Breton, Paul Éluard, Louis Aragon, Max Jacob, Antonin Artaud, Jean Cocteau, Robert Desnos, Philippe Soupault, Francis Carco, Jacques Prévert e Philippe Delaveau.

Autor: MÁRCIO  CATUNDA ( para a compra do livro, contatar com o autor pelo Facebook)

4-MENINOS DE VIDRO

Romance , Gráfica FacForm – Recife, PE, 2017. 98 páginas.

Autora: LUCIENE FREITAS

Os Meninos de Vidro, materializados pelo sopro de Deus da Criação, herdam a missão de repassar a semente da harmonia, cuidar do seu florescer e dar continuidade à proposta Divina.

Seria, eles capazes?

De vidro, mais pela fragilidade do que pela transparência. De vidro, pelos estilhaços contundentes que poderiam, deles, desprender-se caso se permitissem resvalar pela concretização do mal. (Luciene Freitas)

Autora: LUCIENE FREITAS ( para a compra do livro, contatar com a autora pelo Facebook)

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS