Vinhos de uvas ressecadas - por Reinaldo Selhorst

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Vinhos de uvas ressecadas sobre camas de palha já eram produzidos há mais de 6 mil anos em locais diferentes do Mediterrâneo, mas especialmente nas ilhas gregas. Escritos de Plinio e de Columella já relatavam a produção de vários vinhos de uvas passas, sendo que algumas eram deixadas para secar ao sol nas próprias videiras, outras retiradas e colocadas sobre esteiras de palhas ou madeiras.
 
 
 
Histórico processo de secar as uvas
 
 
O processo natural de desidratação parcial das uvas permite atingir um nível mais alto de açúcar antes da vinificação. Produtores das mais variadas regiões vinícolas, no Velho e Novo Mundo, lançam mão de um processo natural de desidratação parcial das uvas, chamado de passificação( appassimento, em italiano), para atingir um nível mais alto de açúcar, assim como maior concentração de aromas, cores e sabores.
 
 
Afinal o que é appassimento
 
 
Quando se fala em appassimento ou passificação, está se referindo a um processo realizado durante a produção de vinhos.nessa etapa, as uvas são desidratadas parcialmente antes de serem levadas à prensagem. Após a colheita, os produtores estendem os cachos dentro da adega em camas feitas de bambu para que os líquidos evaporem. Eles permanecem ali de 30 até 100 dias, dependendo do tipo de vinho.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Você acredita que o prefeito Hildon Chaves vai conseguir inaugurar a rodoviária dia 20?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS