POLITICANDO: Não é só Urubu que está voando nos céus de Rondônia – Por Paulo Andreoli

POLITICANDO: Não é só Urubu que está voando nos céus de Rondônia – Por Paulo Andreoli

Foto: ILUSTRATIVA

O RETORNO
 
E deu 'pano para manga' meu retorno ao teclado. E muita gente surtou, com ataques a minha pessoa. Um alerta. Já apanhei demais da vida para esmorecer na primeira pancadaria. E este embate eleitoral não será o primeiro, nem o ultimo deste escriba.
 
VAI VENDO BRASIL
 
Recebo ligação de amigo de Brasília.
 
Diz: - Andreoli, deixa quieto o senador Marcos Rogério que é um homem perigoso, revanchista e propenso a violência verbal e física.
 
Retruco que nada fiz, apenas cobrar do excelentíssimo parlamentar transparência sobre as emendas recebidas via o nefasto orçamento secreto. Veio quanto para Rondônia desta montanha de dinheiro? Quem foram os destinatários? Foram enviados para pagamentos de precatórios?
 
GOVERNADOR
 
Também recebo crítica sobre minhas linhas sobre transparência do Governo. Verdade, nem tudo são flores. Registro que seu governo, Coronel Rocha poderia ter um painel, aberto ao público com atualização diária dos valores das emendas destinadas para cada deputado estadual.
 
LISTÃO
 
Tipo assim, quanto cada deputado recebeu, para qual cidade enviou e a prestação de contas das referidas emendas. Também cópias de notas fiscais e empresas contratadas. Pode fazer isto Governador?
 
Registro sempre 'olho vivo' dos órgãos fiscalizadores quando este recurso é enviado a fundações, associações e afins ligados a igrejas evangélicas. Fiquem de olhos bem abertos mesmo...
 
EXCRECENCIA
 
Na minha opinião, nem emenda parlamentar deveria existir. Deputado e senador é eleito para legislar e fiscalizar. E não ficar fazendo politicalha com recurso público. É o ralo da corrupção institucionalizado no governo.
 
TERCEIRANDO
 
E quem seria terceira via entre os candidatos ao governo de Rondônia. Léo Moraes? Daniel Pereira?
 
Rocha e Rogerio estão jogando nas quatro linhas de Bolsonaro. Quem achar o caminho de falar com os insatisfeitos com ambos pode chegar a um segundo turno, que é certo em Rondônia.
 
NÃO ACHEI
 
Procurei e não encontrei o registro de emendas do orçamento secreto que teria sido recebido pelo deputado federal Léo Moraes (podemos). Será que recebeu? Quanto foi? Pra onde foi? Ou não se deixou contaminar pela conversa adocicada do CENTRÃO?
 
AINDA EMENDAS
 
Entre os parlamentares rondonienses que mais souberam usar as emendas (do orçamento secreto ou não) registro a deputada federal Silvia Cristina. Dedicou todo seu tempo e mandato a construção de um hospital do câncer em Ji-Paraná. Digno de registro louvável
 
MAS
 
A deputada migrou para o grupo de Marcos Rogério e do Sérgio Camargo da fundação Palmares. Aquele escroque conhecido como o capitão do mato do presidente. Deve ser difícil para a deputada negra ter que conviver com o dito cujo no mesmo palanque nacional.
 
Mas com certeza a deputada sabe do peso do voto do eleitor bolsonarista, que se mede em arrobas segundo o presidente.
 
AVIÃO
 
Temos alguns pré-candidatos se deslocando de avião na campanha. Chega ser injusto com outros menos abastados que rodam pela esburacada BR 364 em direção a agendas politicas pelo interior.
 
Deveria ser proibido para dar isonomia entre candidatos. E o pior, quem paga a cara gasolina de avião somos nós, via recurso de verba de gabinete e em breve com dinheiro do fundão.
 
TÁ SUAVE
 
Entre os que não podem reclamar de apoio aéreo temos o senador M. Rogério (PL). Além de sua aeronave comprada com dinheiro do seu salário de político, também está usando avião cedido pela Rical Alimentos de Ji-Paraná. Vou pesquisar se também é nós que estamos pagando o combustível eleitoral. Amanhã, reporto valores localizados.
 
Já diz o ditado, quem tem amigo não fica na beira da estrada. No caso dos políticos, também não ficam em solo de aeroporto.
 
BOMBA
 
Tem mais coisas voando no céu de Rondônia e não é urubu. Uma investigação em curso pode atrapalhar vida de gente graúda, daquelas mimadas que não gostam de crítica da Imprensa.
O tic tac está ligado. 
 
MARKETING
 
Final de tarde de domingo fui na feira Artes com as Mãos realizada na concessionaria JEEP Raviera em Porto Velho. Tanto o estacionamento, quanto o hall da empresa ficaram lotados de empreendedores/artesãos que mostram a força dos empreendedores locais. Tinha de tudo, de bijuterias a bordados, trabalho em madeira e cerâmica. De comida vegana até o 'bom e velho' hamburguer.
 
 
Uma ação de mercado digna de registro. Levar a comunidade e empreendedores para dentro da empresa foi uma 'tacada de mestre'. Gostei muito mesmo. Acontece todo segundo domingo do mês.
 
 
FALANDO NISSO
 
Não posso deixar de registrar o desrespeito com o cidadão de outra concessionaria de veículos de Porto Velho, que está entulhada de carros seminovos e exibem os referidos em toda a calçada da empresa. Pedestre que se vire e ande espremidinho entre sarjeta e veículos reluzentes. 
 
Aquela coisa, quem nasceu Tiggo 8 nunca será um Commander.
 
PARACHOQUE
 
E sim, a covarde Semtran – Secretaria Municipal de Trânsito não tem coragem de fazer cumprir e valer a lei da mobilidade. Com pipoqueiro e pequeno comerciante são tigrões, mas ‘Tchutchucas’ com grandes empresários.
 
MEME
 
E a pagina nas redes sociais da associação dos Delegados da Policia Federal foi dado um recado ontem para alguém. Quem seria o governante avisado?
 
 
SUSTO
 
E registro o vídeo da pré-candidata a deputada estadual empresária Ieda Chaves convidando para convenção do seu partido. Bem bolado...
 
 
 

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS