O QUE É ISSO?
Hoje estou estreando esta coluna através da qual tentarei repercutir acontecimentos das cidades do interior do Estado, entre o Cone Sul e o Vale do Jamari, falando de política, cultura e empreendedorismo, além de outros temas que estiverem repercutindo pelos rincões rondonienses.
INTERAÇÃO
A Coluna ECOS DO INTERIOR não pretende estabelecer as verdades de seu autor, mas sim interagir com a comunidade, estando aberta a críticas, comentários, sugestões e puxões de orelha através do e-mail bakquevedo@gmail.com ou pelo WhatsApp 69 98448 – 6587.
MÃO DUPLA
Interações propositivas e críticas em tom civilizado serão levadas em consideração e terão toda minha atenção e retorno no mesmo nível. Já insultos e impropérios tão comuns nesses tempos de comunicação virtual receberão resposta à altura, e caso queira pagar para ver, fique à vontade. Só não diga que não avisei!
POTÊNCIA
A deputada estadual Rosangela Donadon (UB) deu uma tremenda demonstração de prestígio em Vilhena, uma de suas principais bases eleitorais e onde possui domicílio eleitoral, neste último final de semana. Ela realizou sua tradicional festa do Dia das Crianças, atraindo milhares de pessoas ao evento.
GIGANTE
Para ser ter ideia da dimensão do evento, foram distribuídas cinco mil lembranças para as crianças presentes, e a festa consumiu seis mil cachorros-quentes, nove mil picolés, centenas de litros de refrigerante e muitos quilos de pipoca e algodão-doce. Estimativas informais dão conta que pelo menos dez mil pessoas passaram pela festa.
DESAFIO
Agora, cabe a Prefeitura Municipal tentar se contrapor ao feito, com realização alusiva à mesma data festiva ocorrendo no feriado do dia 12. Pelo andar da carruagem vai perder, pois neste início de semana, faltando 72 horas para a promoção, pouca gente cidade está sabendo que a festa vai acontecer.
MITO
Essa “disputa” de popularidade junto ao povão, que de fato é o público-alvo deste tipo de iniciativa, deu margem para que surgissem rumores de que a deputada pode ter pretensão de concorrer à sucessão municipal em Vilhena, coisa que Rosangela desmente de forma muito convicta.
CONCORRÊNCIA
Na verdade, a disputa eleitoral pela prefeitura vilhenense nesta fase que antecede o estreitamento das prováveis composições que estarão no pleito está girando em torno de vários nomes, sendo que o clã Donadon tem como ponta de lança neste momento a ex-prefeita Rosani.
CEREJEIRAS
Já em Cerejeiras, o ex-prefeito Airton Gomes começa a esquentar as turbinas para consolidar um projeto político visando retornar ao comando do Município. Ele deverá enfrentar uma disputa acirrada, que hoje conta com pelo menos outros cinco nomes cotados para concorrer. Mais detalhes nas próximas edições da coluna.
RAPINAGEM
Enquanto no Cone Sul o assunto é política, no Vale do Jamari o tema é criminal. Não é de hoje que propriedade rurais de Alto Paraíso vem sendo assoladas por ladrões de gado, sendo que no final de semana a vítima foi uma professora municipal, que junto com o marido dispunha de um pequeno rebanho em seu sítio, bem próximo da área urbana.
PREJUÍZO
Ela amargou a perda de 24 vacas e 11 novilhas, um prejuízo e tanto para quem levou anos para construir seu modesto patrimônio. Não é o primeiro caso e infelizmente a expectativa é que não vai ser o último. Lamentável.
INTERCÂMBIO
Representantes da Sicoob Credisul e da Favoo, de Vilhena, realizaram uma visita à histórica primeira cooperativa "Os Pioneiros de Rochdale", localizada no condado de Lancashire, na cidade de Manchester, na Inglaterra. Na ocasião, os diretores do Sicoob Ivan Capra e Vilmar Saugo e a presidente da Escola e Faculdade Favoo, Carolina Torres, reuniram-se com representante da Co-op UK – instituição que ministrou os cursos em Manchester – para alinhar detalhes de um intercâmbio que irá acontecer entre a Favoo e Co-op UK.
TRADIÇÃO
A cooperativa "Os Pioneiros de Rochdale" é reconhecida internacionalmente como um marco fundamental na história do cooperativismo. Fundada em 1844, ela serviu de inspiração para o desenvolvimento de cooperativas em todo o mundo. Seus princípios, incluindo democracia, igualdade e ajuda mútua, ainda ressoam fortemente na filosofia do cooperativismo atual.
CULTURA
Os produtores culturais do Ponto de Cultura e Memória Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), sediado em Vilhena, estão celebrando uma importante conquista cultural. A "Revista Memórias e Histórias da Comunidade Quilombola de Pimenteiras do Oeste", um projeto que visa retratar e valorizar a cultura dos remanescentes quilombolas de Santa Cruz, localizada em Pimenteiras do Oeste, foi selecionada para a Etapa Nacional do Prêmio Rodrigo 2023.
A EQUIPE
Coordenado pela produtora cultural Izabel Mendes, em colaboração com as jornalistas Andréia Machado e Queitiane Rodrigues, o fotógrafo Washington Kuipers e o sociólogo Marcio Guilhermon, o projeto da revista se destacou entre 284 ações culturais inscritas de todo o Brasil, sendo escolhido como um dos 121 finalistas da etapa nacional do prestigioso Prêmio Rodrigo. Izabel Mendes é remanescente quilombola de Santa Cruz.
VALORIZAÇÃO
O projeto da revista tem como objetivo principal a valorização do conhecimento e da história local, incentivando a preservação e a divulgação do patrimônio material e imaterial reconhecidos pela comunidade, que contribui ativamente para a construção da história cotidiana. A Comunidade Santa Cruz de Remanescentes Quilombolas do município de Pimenteiras do Oeste possui a certificação da Fundação Cultural Palmares (FCP) como remanescente de quilombos desde 2015.