9 DE JUNHO - O DIA NA HISTÓRIA - Por Lúcio Albuquerque

9 DE JUNHO - O DIA NA HISTÓRIA - Por Lúcio Albuquerque

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

9 DE JUNHO DE 2025 - O DIA NA HISTÓRIA - Por Lúcio Albuquerque 

 

RONDÔNIA

 

1921 – Com 64 atores, o Clube Internacional apresenta a peça “Com eira e com beira”, com renda para construção da sede loja maçônica “União e Perseverança”. A peça é ambientada em passagens da cidade de Porto Velho.
 
 
1953 – Moto Clube 11x3 Vasco (portovelhense) pelo campeonato guaporeense de futebol, a maior goleada da história da competição.
 
 
1982 – Um aluno do curso de formação de praças, Polícia Militar, morreu durante um treinamento no Rio Preto. Desde fevereiro, quando explodiu o quartel da PM em Cacoal, a corporação já perdeu 14 policiais.
 
 
1982 – A prefeitura de Pimenta Bueno confirma a inauguração de mais 12 escolas, sendo duas na zona urbana, além de dois novos postos de saúde na sede do município. 
 
 
1985 – o Historiador Esron Penha de Menezes lança o livro “Retalhos para a História de Rondônia, com  biografias de todos os governadores desde 1943 até Jorge Teixeira.
 
 
1990 – O aparecimento de casos de “mosca de chifre” no rebanho de Rondônia – casos maiores foram na região de Porto Velho, mobiliza equipes de veterinários para combater o mal.
 

 

HOJE É

 
 
Dia Nacional de José de Anchieta, figura central na constituição educacional do período colonial. Dia do Porteiro. Dia do Tenista. Dia Internacional dos Arquivos . 
 
 
Católicos celebram São José do Anchieta, 
 
 

BRASIL

 

MUNDO

 
 
1967 — Guerra dos Seis Dias: Israel captura as colinas de Golã da Síria. 68 — Morre Nero, imperador romano (n. 37).
 
 

FOTO DO DIA

 
Veja algumas normas imutáveis na Festa do Divino no Guaporé. 
 
 
AS 3 PESSOAS DA SANTÍSSIMA TRINDADE – Antes de atracar, ou na saída da comunidade, a igarité dá 3 voltas em frente a vila. Cada volta corresponde a uma Pessoa da Santíssima Trindade.
 
 
IGARITÉ – Na igarité do Divino, que conduz os símbolos da Festa, vão mais de 20 membros da comitiva: 6 foliões - garotos cantores; Capitão do Mastro, 12 remeiros, 1 piloto, o Alferes da Bandeira, o Salveiro (ronqueira).
 
 
O PADRE – A diocese de Guajará-mirim disponibiliza um padre que acompanha toda a viagem.
 
 
REMEIROS – São membros de várias comunidades ou  promesseiros, mas todos passam por um período de treinamento em Costa Marques, quando ensaiam os movimentos das remadas.
 
 
PROMESSEIROS – Pessoas que durante o ano tiveram promessas atendidas, quando a ronqueira sinaliza a chegada da igarité, elas entram na água e formam uma guarda de honra.
 
 
IMPERATRIZ e IMPERATRIZ – Escolhidos no final da Festa do ano anterior, eles só assumem de fato suas funções quando a procissão chegar ao local do encerramento, na 4ª feira anterior a Pentecostes.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
O Brasil deve regulamentar o uso de inteligência artificial?
Você é a favor do ‘PL da Devastação’?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS