Vivências etnográficas - Por Lourismar Barroso

Na tarde da última terça-feira (18), doutorandos e doutorandas do Ppge - Dinter (FCR-UNIVALI) em parceria com o governo do Estado de Rondônia, participam de uma comemoração ao dia dos povos indígenas. 
 
O evento aconteceu no Memorial Rondon, próximo da igrejinha de Santo Antônio. O projeto intitulado Maloca acontece em parceria com a Seduc e a Setur, ambas secretarias do Governo de Rondônia, que contou com a presença de 22 etnias, aproximadamente 80 indígenas no local. 
 
Os  indígenas foram recepcionadas pelo professor doutorando em educação, Lourismar Barroso, que  se tornou biógrafo do Rondon, após publicar a obra: “ Rondon, uma vida dedicada ao BRASIL”, passou a incorporar o personagem e narrar a trajetória de vida do Marechal da Paz.
 
A abertura do evento contou com  a presença de autoridades, dentre elas, a secretária de Estado de Educação Ana Paccini, do superintendente do Turismo, Gilvan Pereira; da diretora geral de ensino, Irany Oliveira; a Gerente de Arte e Cultura Escolar da Seduc Sabrynne Sena; o Gerente da Educação Indigena Antônio Poruborá,  além dos 20 doutorandos em Educação do Dinter (Univali- FVR) e das 22 etnias que estiveram presente no evento.
O público pode  acompanhar a apresentação de danças típicas, além de vendas de artesanatos, assim como pinturas corporais.
 
Os futuros doutores em educação do Estado de Rondônia, tiveram a oportunidade de conhecer e prestigiar de perto a cultura, a tradição e a arte dos povos indígenas. 
 
Para a professora Ana Claudia Delfini, pós doutora em educação da Universidade do Vale do Itajaí (SC), foi uma tarde maravilhosa e encantadora, além, claro, de um grande aprendizado para todos. "Ouvir esses povos com suas cantorias, danças e artesanatos mexeu muito comigo. Nunca tive a oportunidade de conhecer de perto esses povos da Amazônia. Minha primeira vez. Amei", detalhou. 
 
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS